Panorama
 
 
 
 

IBAMA RESPONDE À ELETROBRAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

Foi com lamentável surpresa que o Ibama tomou conhecimento das declarações do sr. Aloísio Vasconcelos, presidente da Eletrobrás, no Globo (9/1), quanto aos processos de licenciamento conduzidos nos órgãos ambientais, que ele supõe serem mais preocupados “com o estresse dos vaga-lumes, cobras e lagartos”. Sua frase, de moto próprio ou não, é muito imaginativa mas peculiar ao espírito desenvolvimentista e autoritário da década de 1970, deve ter sido formulada por falta de informação quanto ao processo de licenciamento ambiental.

A licença da hidrelétrica de Ipueiras, no rio Tocantins, por exemplo, foi negada porque sua construção alagaria área de 1.066 quilômetros quadrados de cerrado sob preservação e porque destrói o ecossistemas onde se reproduzem 218 espécies de peixes e outros animais. Do ponto de vista energético, Ipueiras gera apenas 0,45 MW por km2, um terço da potencia de outros empreendimentos no mesmo rio como a hidrelétrica em funcionamento de Lajeado (1,43 MW) ou a hidrelétrica em construção de Peixe Angical (1,54 MW). Há no Rio Tocantins sete empreendimentos hidrelétricos licenciados, que equivalem à geração de 12.755 MW.


Em 2005, o Ibama bateu recorde pela segunda vez consecutiva no licenciamento ambiental de empreendimentos de infra-estrutura, inclusive concedendo licenças prévias para hidrelétricas (que equivalem a 1.380 MW), licenças de instalação (241 MW) e licenças de operação (1.181 MW). Entre essas licenças estão a das hidrelétricas de Simplício e Paulistas, participantes do leilão de energia nova. Há entre os empreendimentos licenciados pelo Ibama obras que já poderiam estar em construção, como é o caso de Foz do Chapecó (no rio Uruguai, licenciada em setembro de 2004) e São Salvador (no mesmo rio Tocantins, licenciada em junho de 2005), que poderão gerar, com sustentabilidade ambiental, 1.096 MW para o “benefício do consumidor”.

Gilberto Costa
Coordenador de Comunicação

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Gilberto Costa)

 
 

 

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.