Panorama
 
 
 
 

IGUAÇU COMPLETA 67 ANOS HOMENAGEANDO FIGURAS HISTÓRICAS

Panorama Ambiental
Foz do Iguaçu (PR) – Brasil
Janeiro de 2006

(10/01/06) - O Parque Nacional do Iguaçu completou 67 anos de criação na terça (10) homenageando duas figuras mundiais que marcaram a passagem pelo local: o aviador Alberto Santos Dumont e o explorador espanhol Alvar Nuñez Cabeza de Vaca. A solenidade aconteceu no Centro Recepção de Visitantes próximo ao portão de ingresso e contou com a presença de autoridades e representantes do da área de turismo.

Durante a solenidade foi apresentado o novo banner do parque. A peça com a figura de Santos Dumont destaca também o turismo.“A idéia foi levar em conta que 2006 o presidente decretou o Ano Nacional Santos Dumont e o Ano do Turismo”, destaca o chefe da unidade, o biólogo Jorge Pegoraro. O material será utilizado nos vários eventos realizados pelo Parque do Iguaçu durante o ano.

Na recepção aos turistas que visitaram o principal atrativo da unidade, as Cataratas do Iguaçu, não faltou bolo e nem música da banda do 34º Batalhão do Exército. Também houve um espaço dedicado ao público infantil na comemoração dos 67 anos do parque. A equipe de Educação Ambiental do parque encenou um teatrinho, sendo o tema um diálogo imaginário entre Dumont e Cabeza de Vaca.

A programação e os preparativos dos festejos foram realizados numa parceria do Ibama com a Cataratas S/A, concessionária da área de visitação.

História - Em 1916, Santos Dumont, visitando as Cataratas, impressionado com a beleza das quedas, manifestou que aquelas terras não deveriam ser particulares. Três meses depois, por meio do Decreto Nº. 653, de 28 de julho de 1916, o Estado do Paraná, declara de utilidade pública aquela área para estabelecer uma povoação e um parque.

Em 20 de outubro de 1930, pelo Decreto Nº. 2.153, o Estado do Paraná amplia para cerca de 3.300 hectares a área já desapropriada. É ainda por meio do referido decreto que aquelas terras são doadas ao Governo Federal. Este cria o Parque Nacional do Iguaçu através do Decreto Nº. 1.035, de 10 de janeiro de 1939. Os limites atuais viriam a ser complementados em 1981.

Alvar Nunes Cabeza de Vaca foi o primeiro homem branco a conhecer as Cataratas do Iguaçu em 1542. o explorador havia entrado pelo litoral de Santa Catarina e percorrido o Paraná para chegar a cidade de Assunção no Paraguai.
Navegando pelo rio Iguaçu, o explorador foi alertado pelos índios moradores da região sobre as grandes quedas. Após a transposição por terra o explorador batizou as quedas de Salto Santa Maria seguindo o rumo até a capital do Paraguai.

Patrimônio Natural - O Parque Nacional do Iguaçu é Patrimônio da Humanidade desde 1986. O parque possui 185 mil hectares e 420 quilômetros de extensão, um dos maiores remanescentes da Mata Atlântica, bioma que vai do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul.

O sítio, o primeiro do país na lista da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), nos últimos anos se tornou exemplo de turismo sustentável aliando visitação e conservação dos recursos naturais.

Turismo - O parque recebeu em 2005 1.084.239 turistas, maior público desde que o fluxo começou ser medido em 1980. O recorde de público de 2005 superou por apenas 34 turistas a marca histórica de 1987, de 1.084.205 turistas. Essa é a terceira vez que a unidade de conservação supera a casa de um milhão de visitantes.

O chefe da unidade informou que para ano de 2006 haverá melhoria na infra-estrutura de visitação com a instalação do Espaço Tarobá – uma área no meio da trilha das Cataratas com lanchonete, banheiro e local de descanso. A estrutura será construída em um local onde havia uma antiga lanchonete e deverá ficar pronta em seis meses. uma antiga lanchonete e deverá ficar pronta em seis meses.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Gilberto Costa)

 
 

 

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.