Panorama
 
 
 
 

MAPA DISCUTE DIRETIVA DA UE SOBRE AGROTÓXICOS EM PRODUTOS VEGETAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

12/01/2006 - A Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai realizar amanhã (13/01), a partir da 9 horas, uma reunião com representantes da Associação Brasileira dos Exportadores de Cítricos (Abecitrus), de produtores de mamão do estado do Espírito Santo e da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa para discutir o impacto da implementação da diretiva 91/414/EC, da União Européia, que trata dos novos parâmetros para detecção de níveis de agrotóxicos em produtos de origem vegetal.

Segundo o diretor do Departamento de Assuntos Sanitários e Fitossanitários da SRI, Odilson Luiz Ribeiro e Silva, a diretiva estabelece normas mais rígidas para produtos de origem vegetal, como frutas e sucos, do que o próprio Codex Alimentarius para a incidência de resíduos de agrotóxicos - não mais utilizados pela União Européia.

A diretiva, que ainda não entrou em vigor, mas cujo método vem sendo utilizado por alguns países europeus, poderá implicar em restrições a vários produtos como frutas, sucos, grãos e farelos, oriundos de diversos países.

Odilson lembrou que “será uma reunião preliminar para traçar linhas de ação que serão levadas às câmaras setoriais de Fruticultura e Citricultura”. Segundo ele o Mapa deverá examinar a possibilidade de levar o assunto à discussão no Codex Alimentarius, “que é o foro competente para tratar o tema de acordo com a OMC”.

Como se trata de encontro preliminar, outros setores envolvidos poderão ser chamados a participar de futuras discussões, conclui Odilson.

 
 

Fonte: Ministério da Agricultura (www.agricultura.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.