Panorama
 
 
 
 

PARQUE DELTA DO JACUÍ COMEMORA 30 ANOS DE PRESERVAÇÃO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Janeiro de 2006

13/01/2006 - A natureza foi generosa no encontro dos cinco rios que formam o Lago Guaíba. A região abriga dezenas de ilhas e uma diversidade de espécies de fauna e flora cuja importância foi reconhecida por decreto estadual há 30 anos. Em 14 de janeiro de 1976, foi criado o Parque Estadual Delta do Jacuí, uma unidade de conservação de uso restrito cujo objetivo principal é a preservação dos ecossistemas da região.

Para comemorar a data, uma série de atividades foram programadas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Na terça-feira (17), o Barco Seival fará um passeio gratuito para a comunidade das ilhas do Delta. A saída é da Sede Administrativa do Parque, na Ilha da Pintada, às 16h.

Na quarta-feira (18), a Sema promove a Parada pelo Meio Ambiente, uma ação de educação ambiental com distribuição de saquinhos de lixo para carros e orientações sobre cuidados especiais em época de desova dos cágados, na entrada da Ilha da Pintada. O evento conta com a participação de crianças desta ilha e de Eldorado do Sul, iniciando às 17h30min.

Na quinta-feira (19), haverá distribuição de 400 mudas em Eldorado do Sul e na Ilha da Pintada, pela tarde. Outras 100 mudas serão entregues na sexta-feira (20), às 14h, no loteamento Sol Nascente, em Eldorado do Sul. Nesta ocasião, mais 100 mudas serão plantadas junto ao Lago Guaíba, em áreas degradadas da Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Jacuí, criada em 2005.

O Delta do Jacuí é uma das áreas úmidas mais importantes do Estado, abrangendo os municípios de Porto Alegre, Nova Santa Rita, Eldorado do Sul, Canoas e Triunfo. Suas florestas e banhados abrigam juncos, aguapés, sarandis, ingazeiros e algumas espécies protegidas da flora gaúcha, como a corticeira-do-banhado e a figueira.

A fauna também é rica: na região são encontrados 1/3 das espécies de anfíbios do Rio Grande do Sul. A mesma proporção é válida para os peixes de água doce ocorrentes no Estado. A região serve de refúgio ainda para mais de 190 espécies de aves.

Alguns dos animais encontrados no Parque são classificados pelo Ibama como ameaçados de extinção. É o caso do gato-do-mato e da lontra.

O Parque não é apenas um reduto de exuberante natureza. Vizinho de Porto Alegre, cumpre importantes funções ecológicas que melhoram a vida na cidade. As ilhas e os banhados do Delta evitam o rápido escoamento das águas dos rios. Em períodos de cheias, isto ajuda na contenção de enchentes. A vegetação de macrófitos aquáticos fiunciona como filtro, retendo poluentes que chegariam ao Guaíba, de onde é tirada a água para abastecimento da cidade.

A área do Parque, que consistia em cerca de 17 mil hecatres, foi alterada no ano passado com a criação da APA Estadual Delta do Jacuí. Os limites do Parque ficaram em 14.242,5 ha. Somando-se a área da APA, houve aumento na átrea protegida da região do Delta, atingindo mais de 22 mil hectares.

A redefinição é um passo importante para a solução de um dos principais problemas da região, a ocupação humana. Nos domínios do Parque, ela é proibida, apesar de historicamente constituída. Com a criação da APA, centenas de famílias foram beneficiadas, tendo sua situação regularizada. O Parque, por sua vez, pode consolidar sua preservação, encantando com sua natureza protegida.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.