Panorama
 
 
 
 

PRESIDENTE DA FUNAI DIZ QUE NÃO QUESTIONOU DIREITO À TERRA DE ÍNDIOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

13/01/2006 – O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, negou hoje (13), por meio de nota, que tenha questionado o direito à terra dos indígenas brasileiros. No texto divulgado à imprensa, a Funai diz que o "equívoco" foi propagado "em razão de interpretações sensacionalistas". De acordo com matéria publicada pela agência de notícias internacional Reuters, Gomes teria afirmado que os "índios têm terra demais".

A suposta fala de Gomes gerou reações de entidades que trabalham com a causa indígena. Para o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), entidade ligada à igreja católica, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, assumiu "o discurso dos fazendeiros". Para o vice-presidente do Cimi, Saulo Feitosa, "isso revela o atrelamento de Mércio Gomes e do governo Lula ao agronegócio e às antigas oligarquias rurais do país".

A nota da Funai , assinada pela Coordenação Geral de Assuntos Externos da Fundação, destaca que Gomes "vê como motivo de orgulho nacional o fato de o Brasil ter praticamente 12,5% de seu território constituído por terras indígenas e, por essa razão, considera o país exemplar no resgate de uma dívida histórica para com sua população de origem".

A idéia de limitação, em cada estado, da extensão das terras destinadas aos índios está presente na proposta de emenda constitucional (PEC) de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti, em tramitação no Senado Federal.

Na última quinta-feira (11), o Cimi divulgou dados apontando que 2005 foi o ano com maior número de assassinatos de indígenas na última década, com 38 mortes. O presidente da Funai questionou o fato de entidades apontarem a política indigenista brasileira como responsável pelas mortes. Segundo ele, grande parte dos casos citados no levantamento do Cimi é de conflitos internos entre os próprios índios.

Há um mês, o povo guarani-kaiowá está abrigado em barracos na beira da estrada – que liga a cidade de Antonio João a Bela Vista (MS). No dia 15, eles foram despejados, por ordem do Supremo Tribunal Federal, das terras que já haviam sido homologadas pelo presidente da República. A Funai afirma tentar alocar um terreno para os mais de 500 índios.

Após o despejo, o índio Dorvalino da Rocha, de 40 anos, foi assassinado a queima-roupa. Uma criança guarani-kaiowá morreu de desnutrição e 15 quinze crianças estão doentes. Sem terras para plantar, o povo indígena sobrevive de cestas básicas e água fornecidas pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa).

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Alessandra Bastos

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.