Panorama
 
 
 
 

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA AMAZÔNIA RECEBERÃO 21 VEÍCULOS ATÉ FEVEREIRO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

(11/01/06) - O Ibama vai entregar até o final de fevereiro 21 veículos a unidades de conservação da região amazônicas. Até o final deste mês, 13 camionetes Mitsubishi L200 4x4, no valor de R$ 1,3 milhão, serão entregues a 13 unidades de conservação na Região. Em fevereiro, oito motocicletas também serão entregues. Os investimentos foram previstos dentro do plano de trabalho para 2005 do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).

As unidades que receberão as camionetes são as seguintes: Reservas Biológicas Lago Piratuba, Tapirape, Jaru, Trombetas. Os Parques Nacionais do Virua, Jaú, Cabo Orange, Tucumaque e Cutia. Reservas Extrativistas Barreiro das Antas, Maracanã e do Rio Catuario. Além da Estação Ecológica de Maracá.

Os 13 veículos estão equipados com guinchos, capota, auto-track e snorkel, atendendo às solicitações feitas previamente pelas unidades. A aquisição dos carros é fundamental para atender às demandas das unidades, devido às dificuldades de acesso e a falta de transporte público para os servidores do parque chegarem até o local de trabalho.

As oito motocicletas, previstas para fevereiro, irão para os Parques Nacionais de Cutia e da Serra do Divisor, Estação Ecológica de Maracá, além das Reservas Biológicas de Tapirape e Jaru.

Segundo o coordenador de Gestão de Unidades de Conservação do Ibama, Anael Jacob, “sem esses equipamentos, o Ibama fica impossibilitado de proteger, fiscalizar e se aproximar das comunidades vizinhas às unidades”.

Em novembro de 2005, o programa investiu nas unidades R$ 303,8 mil em equipamentos de informática, estações hidrológicas entre outros equipamentos, destinadas a todas as unidades contempladas pelo ARPA.

O Programa Áreas Protegidas da Amazônia tem o objetivo de expandir e consolidar unidades de conservação na Amazônia e conta com parceria técnico-financeira do Governo Federal, Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia e Pará, além de municípios da região amazônica e outras entidades como Banco Mundial, WWF, KfW, GTZ e Funbio.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Luiz Motta)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.