Panorama
 
 
 
 

ATIVISTAS BRASILEIROS SÃO PRESOS AO PROTESTAREM CONTRA CONTAMINAÇÃO NO URUGUAI

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2006


17/01/2006 – Uruguai - Dez ativistas do Greenpeace, entre eles três brasileiros, foram presos na manhã desta terça-feira ao bloquearem as obras ilegais da fábrica finlandesa de celulose, Botnia, no Uruguai. A construção, às margens do Rio Uruguai, causa danos ao meio ambiente e à população local de Fray Bentos y Gualeguaychú, sudoeste do país.


Os ativistas desembarcaram no local por meio de botes infláveis, montaram acampamento para impedir a continuidade das obras e estenderam cartazes com os dizeres “Chega de poluição”.

Os brasileiros C.O, F.C. e A.G., além de outros sete ativistas, participavam do protesto e ficaram presos por algumas horas. Além dos ativistas, dois repórteres também foram detidos.
“A Botnia continua utilizando tecnologia ultrapassada que causará destruição dos ecossistemas do Rio Uruguai, mortandade de peixes e alto grau de contaminação da região e das comunidades locais”, disse Juan Carlos Villalonga, diretor Político do Greenpeace Cone Sul.
“O método TCF (eliminação total de cloro) representa 20% da produção de celulose na Europa, mas aqui na América do Sul a empresa continua utilizando uma tecnologia que contamina”, completa.

O Greenpeace avalia que as características do projeto, como sua dimensão e seu tempo de operação (aproximadamente 40 anos), esgotarão os recursos naturais da região. A organização acredita que esse argumento é suficiente para convencer as autoridades de ambos os países a acordarem um plano de produção limpa para toda a região. A obra da empresa não foi aprovada pela Comissão Administradora do Rio Uruguai (Caru).
 
 
Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.