Panorama
 
 
 
 

BLITZ ENCONTRA PALMITO ILEGAL EM RESTAURANTES DE UBATUBA/SP

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2006

São Paulo (20/01/06) - Uma operação realizada na noite de ontem (19/01) no município de Ubatuba, litoral norte de SP, encontrou cerca de 20kg de palmito juçara (Euterpe edulis) em restaurantes e pizzarias. O palmito estava acondicionado em embalagens sem indicações de origem legal (informações sobre o produtor e registro no Ibama). A maior parte das embalagens sequer continha rótulo, o que além de configurar uma infração ambiental ainda pode trazer riscos à saúde do consumidor pois indica que o produto não obedece aos padrões de higiene estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Todo o palmito irregular foi apreendido e os proprietários dos estabelecimentos foram autuados. Eles ainda deverão responder a processo por crime ambiental.

Segundo o chefe do escritório do Ibama em Caraguatatuba, Leonardo Teixeira, o volume apreendido, considerado pequeno, dá mostras de que o mercado consumidor caminha para a legalidade. ?Isso é fruto das constantes operações contra a extração, transporte e comércio irregular de palmito?, diz. Cada operação é realizada em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, o Instituto Florestal e a Vigilância Sanitária.

O bom resultado, contudo, não implica numa diminuição da fiscalização. Pelo contrário, a fiscalização vai continuar ativa em todo litoral, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira. Por isso, é muito importante que os comerciantes não adquiram palmitos de origem duvidosa, especialmente os vendidos in natura, alerta Teixeira.Espécie ameaçada requer consumidor consciente

O palmito juçara (Euterpe edulis) é encontrado predominantemente em áreas de mata atlântica. Possui um ciclo de produção longo e a extração predatória já coloca a espécie na condição de ameaçada de extinção em muitos estados brasileiros. Para se produzir um vidro de palmito de 3kg, com toletes de 2,5 cm é necessário derrubar sete árvores da espécie. Cada uma delas demora cerca de 10 anos para atingir esse estágio. Para reverter esse quadro, a conscientização dos consumidores é fundamental. Por isso, antes de comprar palmitos, seja para consumo comercial ou mesmo doméstico, é preciso estar atento às seguintes dicas: Não compre palmitos acondicionados em embalagens sem rótulos ou com rótulos de qualidade duvidosa (ilegíveis, informações deturpadas). Toda embalagem deve conter no rótulo e na tampa o nome do produtor, seu registro no Ibama e no Ministério da Saúde, além de informações sobre a espécie de palmito ali acondicionada. Não compre palmitos in natura vendidos à beira de estradas ou em feiras e supermercados se não houver indicações de sua procedência. O palmito de açaí ou pupunha tem sua venda liberada, mas é preciso saber identificá-lo.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Airton de Grande)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.