18/01/2006
- Os foliões do Carnaval de Salvador
terão um motivo a mais para curtir
a festa "atrás do trio elétrico".
O motivo é a utilização
do biodiesel, um combustível limpo
e não poluente, nos motores de 10 trios
que circularão durante a folia. Com
isso, os carros emitirão menos gás
carbônico na atmosfera, melhorando a
qualidade do ar nos circuitos da festa. Um
acordo de cooperação para viabilizar
a iniciativa será assinado amanhã
(19), entre o governo do Estado da Bahia,
a Prefeitura de Salvador, a Universidade Estadual
de Santa Cruz (UESC), a Universidade Salvador
(UNIFACS), a Associação de Produtores
de Música do Estado da Bahia e a Transpol,
dentre outros parceiros que participam do
Probiodiesel Bahia.
O biodiesel tem como matéria
prima fontes renováveis como óleos
residuais, plantas oleaginosas, a exemplo
do algodão, mamona, soja e girassol.
Em relação ao diesel extraído
do petróleo, os gases de combustão
do biodiesel puro (100%) apresentam uma redução
média de 35% dos hidrocarbonetos não
queimados, precursores do efeito smog, que
é o acúmulo de gazes poluentes
na atmosfera; 55% dos sistemas particulados,
causadores de problemas respiratórios;
de 78 a 100% dos gases do efeito estufa, responsáveis
pelo aquecimento global; 100% dos compostos
sulfurados, precursores do câncer e
da chuva ácida; e aromáticos,
também cancerígenos. No Carnaval,
o biodiesel será misturado ao diesel
na proporção de 5%, o que significa
a redução de gazes poluentes
nas avenidas onde acontece a festa.
A cultura das matérias
primas para a produção do combustível
será uma alternativa para a geração
de renda e ocupação para a população
de todo o semi-árido, através
de grandes plantações de mamona
e dendê, cujo óleo é a
principal matéria prima para a produção
do biodiesel. De acordo com dados da Secretaria
de Agricultura do Estado, a Bahia é
o estado que mais possui mamona, com mais
de 90% da produção nacional.
Segundo o secretário
de Ciência e Tecnologia da Bahia, Rafael
Lucchesi, o programa Probiodiesel Bahia conta
com um conjunto de ações voltadas
para a melhoria da oferta agrícola
e do pacote tecnológico, a partir do
desenvolvimento das decisões industriais.
Para Lucchesi, "a idéia dessa
atividade é estimular a agricultura
familiar, a partir dos pequenos produtores,
o que é extremamente representativo
e caracteriza este investimento também
como um programa social".
Ainda este ano, o biocombustível
será adicionado ao diesel nos postos
de combustíveis na proporção
de 2%. Atualmente, cerca de 7% do diesel produzido
no Brasil é importado. O uso do diesel
em transportes de cargas e passageiros representa
um consumo anual de 38 bilhões de litros,
sendo este o combustível líquido
mais utilizado no País, representando
58% da matriz. Com isso, em termos monetários
haveria uma economia, anual, de cerca de 160
milhões de dólares pela redução
das importações de diesel com
a utilização da mistura com
o biodiesel.
Assessoria de Comunicação
Social da SECTI/Fapesb