Panorama
 
 
 
 

CARNAVAL DE SALVADOR TERÁ TRIOS MOVIDOS A BIODIESEL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

18/01/2006 - Os foliões do Carnaval de Salvador terão um motivo a mais para curtir a festa "atrás do trio elétrico". O motivo é a utilização do biodiesel, um combustível limpo e não poluente, nos motores de 10 trios que circularão durante a folia. Com isso, os carros emitirão menos gás carbônico na atmosfera, melhorando a qualidade do ar nos circuitos da festa. Um acordo de cooperação para viabilizar a iniciativa será assinado amanhã (19), entre o governo do Estado da Bahia, a Prefeitura de Salvador, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a Universidade Salvador (UNIFACS), a Associação de Produtores de Música do Estado da Bahia e a Transpol, dentre outros parceiros que participam do Probiodiesel Bahia.

O biodiesel tem como matéria prima fontes renováveis como óleos residuais, plantas oleaginosas, a exemplo do algodão, mamona, soja e girassol. Em relação ao diesel extraído do petróleo, os gases de combustão do biodiesel puro (100%) apresentam uma redução média de 35% dos hidrocarbonetos não queimados, precursores do efeito smog, que é o acúmulo de gazes poluentes na atmosfera; 55% dos sistemas particulados, causadores de problemas respiratórios; de 78 a 100% dos gases do efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global; 100% dos compostos sulfurados, precursores do câncer e da chuva ácida; e aromáticos, também cancerígenos. No Carnaval, o biodiesel será misturado ao diesel na proporção de 5%, o que significa a redução de gazes poluentes nas avenidas onde acontece a festa.

A cultura das matérias primas para a produção do combustível será uma alternativa para a geração de renda e ocupação para a população de todo o semi-árido, através de grandes plantações de mamona e dendê, cujo óleo é a principal matéria prima para a produção do biodiesel. De acordo com dados da Secretaria de Agricultura do Estado, a Bahia é o estado que mais possui mamona, com mais de 90% da produção nacional.

Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia da Bahia, Rafael Lucchesi, o programa Probiodiesel Bahia conta com um conjunto de ações voltadas para a melhoria da oferta agrícola e do pacote tecnológico, a partir do desenvolvimento das decisões industriais. Para Lucchesi, "a idéia dessa atividade é estimular a agricultura familiar, a partir dos pequenos produtores, o que é extremamente representativo e caracteriza este investimento também como um programa social".

Ainda este ano, o biocombustível será adicionado ao diesel nos postos de combustíveis na proporção de 2%. Atualmente, cerca de 7% do diesel produzido no Brasil é importado. O uso do diesel em transportes de cargas e passageiros representa um consumo anual de 38 bilhões de litros, sendo este o combustível líquido mais utilizado no País, representando 58% da matriz. Com isso, em termos monetários haveria uma economia, anual, de cerca de 160 milhões de dólares pela redução das importações de diesel com a utilização da mistura com o biodiesel.

Assessoria de Comunicação Social da SECTI/Fapesb

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.