Panorama
 
 
 
 

COMISSÃO VAI APOIAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMAZONAS

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Janeiro de 2006

Com a proposta de um conteúdo curricular dos ensinos fundamental e médio, voltados para as questões ambientais da região, instituiu-se, ontem, dia 29 de agosto, na sala reunião da UEA, a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Amazonas, que é formada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS); Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (SEDUC), em parceria com representantes de instituições estaduais, federais e municipais das áreas de ensino, pesquisa e meio ambiente do Estado.

Nesse primeiro encontro, os integrantes da Comissão tomaram posse e aprovaram o regimento interno, começando, em seguida, as discussões acerca dos conteúdos e da formação dos professores. Será formado um grupo de trabalho com técnicos da área ambiental e também pedagogos para a criação de um material específico sobre educação ambiental, que será trabalhado pelos professores nas escolas públicas.

De acordo com o Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Virgílio Viana, com a Comissão de Educação Ambiental, o Amazonas passa a ter um grande avanço na área. “A idéia é que a educação ambiental nas escolas possa avançar, no sentido de os estudantes possam compreender o lugar onde vivem e a melhor forma de utilizar esse lugar sem prejudicar o meio ambiente”, disse.

Instituída através do Decreto nº 25.043, na abertura da Semana do Meio Ambiente deste ano (01.06.05), a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Amazonas tem, entre as suas atribuições, planejar, coordenar, acompanhar, e avaliar a execução dos trabalhos de educação ambiental do Estado e articular-se com as instituições e municípios com vistas a apoiá-los em seus trabalhos de educação ambiental e compatibiliza-los com os executados pelos governos Federal e Estadual.

É formada por representantes de instituições de ensino e pesquisa; ongs ambientalistas e movimentos sociais que trabalham com educação ambiental; representações de instituições estaduais; representações dos municípios, instituições federais e representações do setor empresarial.

 
 

Fonte: SDS – Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (www.sds.am.gov.br)
Assessoria de imprensa (Carlysson Sena)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.