Panorama
 
 
 
 

COP8 E MOP3 MOBILIZARÃO A SOCIEDADE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

18/01/2006 - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, abriu nessa quarta-feira (18) a primeira reunião do Grupo de Trabalho Interministerial de Mobilização e Comunicação, encarregada de estabelecer a estratégia de comunicação da 8ª Conferência das Partes da Diversidade Biológica (COP8) e da 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena de Biossegurança (MOP3).As duas reuniões acontecerão em março próximo, em Curitiba (PR). "Nossa missão é fazer com que a realização da COP não seja no Brasil, mas seja também do Brasil. Para isso vamos precisar de uma grande mobilização", destacou Marina Silva.
O objetivo do GT é envolver diversos segmentos de governo, sociedade civil, comunidade científica e formadores de opinião no trabalho destinado a dar visibilidade às questões que serão tratadas nos dois eventos.
A Convenção da Diversidade Biológica foi aprovada em 1992 durante a Rio-92 e entrou em vigor no ano seguinte. Desde então, a cada dois anos são realizadas conferências para viabilizar sua implementação. Depois de treze anos, a Convenção volta ao Brasil pela primeira vez. Para a ministra Marina Silva, este é um momento especial. "Agora somos agentes de um processo novo que se iniciou no Brasil e que pode ter uma segunda fase de avivamento a partir da reunião de Curitiba", destacou.
A ministra explicou também que a convenção objetiva proteger todas as formas de vida existentes no planeta.Disse que, apesar de todos os esforços , há registro de grande perda de biodiversidade nos últimos cinquenta anos . "Os países membros têm o compromisso de reduzir a perda de biodiversidade até 2010",esclareceu.
O Secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente e também secretário-executivo da COP-8, João Paulo Capobianco, destacou os três objetivos da Convenção: conservação da biodiversidade, seu uso sustentável e a repartição justa e eqüitativa dos benefícios resultantes do acesso aos recursos genéticos. "Nesta COP vamos dar mais destaque aos dois últimos objetivos, que são menos lembrados e discutidos, mas são de extrema importância.", concluiu.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Aida Rodrigues)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.