Panorama
 
 
 
 

EMBRAPA E UnB PESQUISAM PRODUÇÃO DE BIODIESEL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

20/01/2006 - O desenvolvimento da tecnologia de produção de biodiesel pelo sistema de craqueamento com a obtenção eletiva de subprodutos como querosene e gasolina, é uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, e a Universidade de Brasília. Além do MAPA, outros financiadores do projeto são os Ministérios Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Agrário e a Fundação Banco do Brasil, entre outros.

De acordo com o pesquisador Décio Luiz Gazzoni, o foco da pesquisa “tem sido o pequeno produtor e consumidor de óleo diesel, as comunidades rurais isoladas e organizadas”. “A tecnologia”, continua, “ não pode criar a ilusão de que poderemos sustentar um programa ambicioso de biodiesel pela rota do craqueamento, dada a pequena escala do processo, que hoje está limitada a 500 litros de óleo vegetal processado por dia, por equipamento” Encontra-se em andamento desde o ano de 2004 um pedido de patente no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI, de número PI0204019-0 em que o titulares são a Embrapa e a UnB, tendo como depositante a Embrapa.

Desde o final de 2004, a Embrapa, em parceria com a UnB, está desenvolvendo o projeto de pesquisa denominado “Obtenção de biocombustiveis a partir de óleos vegetais por processo de pirólise catalítica”. O projeto no valor de R$292.000,00 está sendo financiado pela FINEP. O objetivo é desenvolver um protótipo industrial para ser colocado no mercado a partir de 2007. Para isso foi necessário realizar uma licitação pública para se conseguir um parceiro privado, tendo sido vencedora a Global Energy and Telecommunication – GET, com sede em Londrina, Paraná.

Ainda na mesma linha de pesquisa, foi aprovado pela Embrapa, o Projeto Biocombustíveis, no qual constam dois projetos componentes. O primeiro destinado ao aprimoramento do processo e o outro para validação e transferência de tecnologia do processo de craqueamento de óleos vegetais.

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Lineu Gobeth)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.