Panorama
 
 
 
 

FUNCIONAMENTO DE NOVA FÁBRICA NUCLEAR AINDA DEPENDE DE LICENCIAMENTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

20/01/2006 – A primeira fábrica de enriquecimento de Urânio do Brasil será inaugurada nos próximos dias, mas não entrará em funcionamento imediatamente. O licenciamento por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) já foi dado. Mas o processo ainda está em fase conclusiva na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

"Faltam apenas formalidades", conta o presidente da CNEN, Odair Dias Gonçalves. Para ele, a fábrica foi construída dentro dos parâmetros de segurança e não vai representar riscos para a população. O diretor da Área de Enriquecimento da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Carlos Freire Moreira, diz que usina atende aos requisitos da CNEN, órgão responsável pelo rastreamento de tudo o que acontece em todas as fases de processamento de combustíveis nucleares.

"No caso do Brasil, esse acompanhamento ocorre desde a lavra do Urânio em Caitité, na Bahia, até o emprego do elemento combustível em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro", revela Moreira. "São produzidos cerca de três mil documentos sobre todos os passos do processo. Eu desconheço um processo industrial que faça isso."

O diretor da INB defende que as entidades ambientalistas façam uma permanente vigilância sobre tudo e todos que eventualmente possam representar qualquer tipo de agressão à natureza. Mas, nesse sentido, Freire pede que o monitoramento seja feito de acordo com a "realidade". Segundo ele, a CNEN vem se desdobrando para providenciar um local para a estocagem definitiva de rejeitos nucleares.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Alana Gandra

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.