Panorama
 
 
 
 

GREENPEACE MANTERÁ LUTA CONTRA SOJA TRANSGÊNICA, AFIRMA COORDENADOR DA CAMPANHA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

20/01/206 - Mesmo com a previsão de uma colheita de 25 milhões de soja transgênica, o coordenador da campanha de engenharia genética do Greenpeace, o engenheiro agrônomo Ventura Barbeiro garante que os ambientalistas continuam contrários à liberação oficial da espécie.

De acordo com o ambientalista, a soja transgênica foi liberada para plantio no Brasil "pela via política e não pela via científica ou pela via da discussão junto à sociedade civil". Ele destacou que não houve "estudos de impacto ambiental nem dos efeitos na saúde humana". Ele lembrou também que no Brasil não existem estudos sobre o assunto e que nos Estados Unidos, eles provaram uma "tragédia ecológica".

Ventura Barbeiro explicou que o Greenpeace é contra a liberação de transgênicos no meio ambiente porque "depois você não consegue retirá-lo facilmente de lá". "Até o momento não há nenhuma prova de que a soja transgênica, ou outros produtos geneticamernte modificados, sejam essenciais para a humanidade. A experiência vem mostrando que os transgênicos não resolveram o problema da fome no mundo".

Barbeiro contesta as previsões feitas pelos produtores ouvidos durante o especial "Soja - um grande negócio", que a Rádio Nacional está apresentando, de que teremos metade da próxima colheita só de soja transgênica. "Com certeza a colheita não será nem de 20%, porque a produtividade com a soja transgênica é bem inferior à produtividade da soja convencional".

O coordenador informou que, independente da discussão, o Greenpeace vai reforçar a campanha de fiscalização da Lei de Rotulagem, que prevê que todo produto com pelo menos 1% de origem transgênica receba a marca "T" na embalagem e todas informações bem visíveis. "Isso vale, por exemplo, para o óleo de soja, a margarina ou bolacha que levam gordura hidrogenada de soja e até o chocolate que tenha lecitina de soja".

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Eduardo Mamcasz

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.