Panorama
 
 
 
 

GRUPO PÃO DE AÇÚCAR COMPRA 50 TONELADAS DE CARNE DE PIRARUCU MANEJADA

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Janeiro de 2006

20/01/2006 - O peixe mais nobre do Amazonas, o pirarucu, é o mais novo produto com a marca ‘Amazônia’ a conquistar de vez o mercado nacional com o incentivo do Governo do Estado do Amazonas. O primeiro grande negócio firmado entre os produtores do interior e o Grupo Pão de Açúcar envolve o fornecimento de 50 toneladas de carne de pirarucu, oriundas de áreas de manejo e beneficiadas ainda no Estado, para as prateleiras de supermercados nacionais a partir deste ano.

O contrato envolvendo a empresa Frigopesca (frigorífico localizado no município de Manacapuru) e o Grupo Pão de Açúcar, com interveniência da Agência de Florestas e Negócios Sustentáveis do Amazonas (AFLORAM), já foi firmado e será oficializado nesta segunda-feira, 23, em São Paulo, e renderá cerca de R$ 350 mil em recursos que vão diretamente para as populações envolvidas no manejo do pirarucu, que mobiliza mais de 200 famílias dos municípios de Fonte Boa e Manacapuru.

Inicialmente, os pequenos produtores irão fornecer, com apoio do Governo Eduardo Braga, um lote de 27 toneladas da carne do peixe, sendo o restante do produto repassado posteriormente. A carne de pirarucu fornecida pelo frigorífico, por ser produzida segundo parâmetros do manejo sustentável, encaixou-se no Programa Caras do Brasil, desenvolvido pelo Grupo Pão de Açúcar, com a finalidade de introduzir nas prateleiras dos supermercados produtos elaborados por grupos e organizações que defendem o meio ambiente e a responsabilidade social, em busca do fortalecimento do desenvolvimento sustentável no país.

“Trata-se de um produto diferenciado, pois advém de métodos de manejo que envolve processos de organização social, qualificação e períodos de pesca determinados, para que não haja impactos na população do pirarucu. Estes diferenciais foram imprescindíveis para o produto do Amazonas ser incluído no Programa Caras do Brasil, do Pão de Açúcar que oferece negócios mais justos para produtores que trabalhem de forma sustentável”, explicou João Tezza, Diretor de Comercialização e Negócios Sustentáveis da AFLORAM.

O contrato, firmado com cláusulas que obrigam o frigorífico a realizar um pagamento mais justo aos pescadores que trabalham com manejo, vai beneficiar mais de 78 comunidades produtoras do interior do Estado. Atualmente, a capacidade produtiva destas famílias gira em torno de 1.400 toneladas por ano.

“O Pirarucu já é um caso de sucesso. A AFLORAM articulou, juntamente com o Pão de Açúcar e um frigorífico do Amazonas, o lançamento deste produto, estabelecendo uma relação justa entre as partes, que permitisse pagar preços 60% superiores aos negociados atualmente, e ainda conseguir a formação de um fundo social de desenvolvimento local”, explicou Malvino Salvador, lembrando que a pesca do pirarucu é feita com base no ciclo produtivo do peixe e a partir de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA).

Dentro deste contexto, a AFLORAM, vem atuando como braço de apoio às cadeias produtivas do interior, difundindo as técnicas de manejo e buscando mercados justos para o escoamento da produção do Estado. Aliado ao projeto ‘Caras do Brasil’, o Programa Zona Franca Verde pretende abrir novos espaços para fortalecer o comércio justo entre a população do interior do Amazonas e os grandes centros comerciais.

 
 

Fonte: SDS – Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (www.sds.am.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.