Panorama
 
 
 
 

IBAMA/MA DOA TRÊS VEÍCULOS UTILITÁRIOS PARA CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL

Panorama Ambiental
São Luiz (MA) – Brasil
Janeiro de 2006

(18/01/06) - A Gerência Executiva do Ibama em São Luís (MA) aprovou a doação de três veículos utilitários Toyota Bandeirante cabine dupla, considerados antieconômicos ou inservíveis para as atividades da autarquia federal. Eles serão transferidos para a Prefeitura Municipal de Barreirinhas, para a Prefeitura Municipal de Cururupu e para o Núcleo de Desenvolvimento em Estudos Sócio-Ambientais (NUDESA-MA) do Consórcio Intermunicipal dos Usuários da Água e do Desenvolvimento do Rio Mearim (entidade com sede em Pedreiras), atendendo a solicitações feitas durante o ano de 2005. Os carros estão em boas condições de locomoção, mas o valor fixado para sua plena recuperação excede os 50% do valor de mercado, o que justificou as doações observando o Artigo 15 do Decreto 99.658 de 11000. O valor total dos itens doados é de aproximadamente R$ 70 mil.

Desde o final de 2000, o município de Cururupu lançou sua Agenda 21 Municipal, uma série de compromissos na área ambiental instalada por força da mobilização de dezenas de organizações locais, o apoio da Prefeitura e a participação de organizações externas como o Instituto do Homem, as Universidades Federal e Estadual do Maranhão e a Fundação Konrad Adenauer. Graças ao desenvolvimento da Agenda 21 local, justamente a que alcançou melhores resultados no Maranhão, o município foi contemplado pelo Programa Nacional de Resíduos Sólidos do Governo Federal, que financiou uma série de iniciativas voltados à solução do problema do lixo. O marco desse processo foi o Primeiro Fórum de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Trabalho e Cidadania de Cururupu, realizado em março de 2005, com a participação de cerca de 400 pessoas, entre representantes da sociedade civil, organizações parceiras e instituições públicas. Então foram assinados convênios de cooperação com o Ibama, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Maranhão, a Secretaria de Agricultura, entre outros.

A administração do prefeito José Francisco Pestana em Cururupu está procurando implantar as diretrizes do Sistema Nacional de Meio Ambiente, com a criação e funcionamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente a cargo de Moisés Matias Ferreira de Sousa, a estruturação do Fundo Municipal de Meio Ambiente e a articulação com as demais secretarias e órgãos municipais, e também com a Agenda 21. A Prefeitura solicitou ao Ibama e vai receber um veículo utilitário (Toyota Bandeirante modelo 1992, placa HOO-0313) para desenvolver suas ações de mobilização, educação ambiental e de fiscalização para empreender com mais rapidez os projetos traçados no Plano de Ação que faz parte do convênio.

Já a Prefeitura de Barreirinhas, na gestão de Milton Dias Rocha Filho, pediu apoio para atender às atividades que vem sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para tentar minimizar os impactos ambientais em função do crescimento do turismo e da ação humana no entorno do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O município possui aproximadamente 45 mil habitantes, espalhados por 227 povoados em uma extensão de 4 mil quilômetros quadrados, para fiscalizar toda essa área fazia-se necessário o apoio logístico de um veículo com tração nas quatro rodas com condições de trafegar na areia e atingir regiões de difícil acesso. A prefeitura vai receber um Toyota Bandeirante ano 1997 com placa HOO-0533.
Por fim, o Consórcio Intermunicipal dos Usuários da Água e do Desenvolvimento do Rio Mearim, uma organização da sociedade civil de interesse público com sede em Pedreiras (MA) e autorizada pela Secretaria Nacional do Ministério da Justiça, solicitou um veículo em desuso para dar continuidade a seus trabalhos de reconstituição, manutenção e proteção das áreas de preservação permanente, tendo como foco as matas ciliares, a destinação final dos resíduos sólidos, os esgotos sanitários, e o combate à poluição atmosférica, sonora, do solo e das águas na Bacia do Mearim. O Núcleo de Desenvolvimento em Estudos Sócio-Ambientais busca soluções numa gestão compartilhada em parceria com o Ibama e outras prefeituras da região, perfazendo um total de 72 entidades. Agora poderá contar com o veículo Toyota Bandeirante modelo 1996 com placa HOO-2145. O NUDESA-MA encaminha uma reflexão sobre a problemática ambiental: “Apenas no dia em que o ser humano poluir o último rio, matar o último peixe e cortar a última árvore, ele verá que não pode alimentar-se de dinheiro”.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Paulo Roberto Mendes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.