Panorama
 
 
 
 

IBAMA E TÉCNICOS FRANCESES DISCUTEM COOPERAÇÃO EM OIAPOQUE

Panorama Ambiental
Macapá (AP) – Brasil
Janeiro de 2006

19/01/2006 – Teve início na última terça-feira, no município de Oiapoque (AP), uma reunião técnica promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no Estado do Amapá e representantes do Parque Natural da Guiana, com objetivo de apresentar a proposta de cooperação transfronteiriça envolvendo áreas protegidas nos dois países. A reunião integra uma série de eventos definidos durante seminário realizado na cidade de Cayena, Guiana Francesa, em dezembro passado, que reuniu representantes dos governos brasileiro e francês para tratar da proposta de elaboração do Plano de Trabalho para Áreas Protegidas no âmbito da Cooperação Brasil-França.

A agenda foi aberta com a apresentação da proposta de trabalho conjunta envolvendo o Parque Nacional (PARNA) Cabo Orange e o Parque Natural da Guiana, em reunião ocorrida na tarde de ontem, no auditório do Museu dos Povos Indígenas, na cidade de Oiapoque, que contou com a presença de autoridades e lideranças locais, gerência do Ibama, membros do Conselho Consultivo do Parna Cabo Orange, e as equipes das duas unidades de conservação. Os trabalhos prosseguiram hoje com visitas e atividades na área do Cabo Orange; foram realizados sobrevôos pela manhã e uma reunião com a comunidade de Vila Velha, localizada na área de entorno do parque, com o grupo seguindo viagem até Vila Taperebá, localizada na parte central da unidade, a margem esquerda do rio Cassiporé, onde está instalada a sede do parque nacional. Amanhã, a equipe visitará o lago Maruani, a 20 km de distância de Taperebá, retornando em seguida para Vila Velha e Oiapoque, encerrando a visita.

Cooperação – Com base em um Memorando de Entendimento assinado em outubro de 2004 entre a ministra Marina Silva e o ministro da Ecologia e do Desenvolvimento Sustentável da França, Serge Lepeltier, o Ministério do Meio Ambiente, em conjunto com a Embaixada da França, vem promovendo uma série de eventos com objetivo de estreitar a cooperação entre os dois países, definindo pontos de cooperação técnica para áreas protegidas na região transfronteiriça entre Amapá e Guiana e o fortalecimento de ações de cooperação regional.

No lado brasileiro, a cooperação envolverá os Parques Nacionais do Cabo Orange e Montanhas do Tumucumaque e, em território francês, o Parque Natural da Guiana e Parque Nacional da Guiana – em fase de criação, será contíguo ao Tumucumaque. Na primeira oficina que tratou da elaboração da proposta do plano de trabalho, realizada em abril de 2005, em Brasília, foram definidos quatro eixos estratégicos para o plano de ação, considerados áreas prioritárias para ambos os países: a integração político-institucional; o controle e fiscalização, que prevê a realização de ações integradas na região da fronteira Brasil/França; a produção, sistematização e difusão de conhecimento, com intercâmbio de experiências e conhecimentos entre as comunidades científicas e instituições; e o desenvolvimento local sustentável envolvendo a população local, a valorização dos aspectos históricos e culturais da região, o desenvolvimento do turismo e a viabilização de alternativas econômicas sustentáveis, além de melhorias na infra-estrutura.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Patrícia Sullivan)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.