Panorama
 
 
 
 

NOVA CAMPANHA MUNDIAL CONTRA O TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

19/01/2006 - Os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, e das Relações Exteriores, Celso Amorim, lançam nesta sexta-feira (20) a Campanha Internacional contra o Tráfico de Animais Silvestres, às 16 horas, no Itamaraty. O objetivo da iniciativa, desenvolvida em parceria com a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), é mobilizar a comunidade internacional no combate a essa atividade ilícita, que provoca danos irreparáveis à biodiversidade, particularmente dos países em desenvolvimento.
MMA
Atualmente, o comércio ilegal de vida silvestre movimenta de US$ 10 a 20 bilhões por ano. É a terceira atividade ilícita do mundo, depois das armas e das drogas. O Brasil participa com cerca de 5% a 15% do total mundial.
Para mudar este quadro, embaixadas e consulados brasileiros no exterior estarão atuando na divulgação e promoção da Campanha.
Representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Ibama e da Renctas viajarão a países como Estados Unidos, Inglaterra, França e Espanha, para buscar adesão de governos e da sociedade civil internacional a essa iniciativa brasileira.Todos os postos diplomáticos do Brasil no exterior serão abastecidos com materiais informativos em inglês, francês e espanhol. Segundo o 1º Relatório Nacional sobre o tráfico de animais silvestres no Brasil, produzido pela Renctas em parceria com o MMA, cerca de 38 milhões de animais são retirados ilegalmente dos ecossistemas brasileiros todos os anos.
De cada 10 animais, apenas um consegue chegar às mãos do comprador final, ao passo que nove acabam morrendo durante a captura ou transporte. Aproximadamente 40% dos animais traficados no Brasil têm como destino os mercados internacionais. Estima-se também que cerca de 350 a 400 quadrilhas organizadas realizem comércio ilegal de fauna silvestre, e dessas, cerca de 40% possuam ligações com outras atividades ilegais.
 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Aida Feitosa e Gisele Teixeira)
Foto: MMA

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.