Panorama
 
 
 
 

PRODUTORES E ESPECIALISTAS DEBATEM A PRÓXIMA COLHEITA DE SOJA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

20/01/2006 - Quase a metade dos 58 milhões de toneladas de soja previstos para a próxima colheita no Brasil será do tipo geneticamente transformada. A soja transgênica, a partir de agora deixa o campo das discussões e passa para o terreno do fato concreto. As conseqüências do novo cenário agrícola brasileiro são apresentadas hoje no especial "Soja - um grande negócio", transmitido pela Rádio Nacional e que pode ser ouvido, na íntegra, na página da Agência Brasil na internet.

De acordo com o diretor de Pesquisa e Produção da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), Ivo Carraro, nos próximos anos o crescimento do plantio de soja transgênica será maior, porque "a tecnologia, realmente, facilita bastante a vida do agricultor". Ele lembrou que em algumas regiões, como o Rio Grande do Sul, a próxima colheita de soja transgênica será de quase 100%. Bahia e Mato Grosso, segundo ele, também estão com índices bastante altos.

Para o chefe-adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa-Soja, o crescimento da espécie transgênica noBrasil, a partir de agora, "é apenas uma questão de mercado". A empresa de pesquisa agropecuária do governo federal investe, por isso, na aprovação de várias espécies, descobertas por seus técnicos, para que possam ser usadas em troca do pagamento de "royalties". A aprovação depende da nova Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) que está formando seu conselho de representantes.

Para o chefe do Departamento de Comércio Exterior da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antonio Donizeti Beraldo, é necessária maior presteza da CTNBio) na liberação das novas espécies de soja transgênica. Segundo ele, isso acabaria com o predomínio da multinacional Monsanto, que detém os direitos sobre a marca Roundup Ready, a mais usada no mundo. Donizeti considera fundamental "democratizar o acesso dos produtores a outros tipos de variedades".

Outro problema enfrentado com a chegada para valer da soja transgênica é o grande número de sementes contrabandeadas que continuam sendo usadas de maneira ilegal. Para o ministro-interino do Meio Ambiente, Cláudio Langone, isso tem causado "conseqüências bastante graves" para o país. Já o diretor da Abrasem, Ivo Carraro, considera que o nível de pirataria de sementes de soja transgênica no Brasil "está quase inviabilizando a continuidade das pesquisas".

Os ambientalistas, que sempre foram contrários ao uso da soja transgênica, tentam se adaptar à nova realidade, mesmo confiando que, com o tempo, os produtores voltarão à soja convencional. Este é o pensamento do coordenador de campanha de engenharia genética do Greenpeace, Ventura Barbeiro. No momento, ele se preocupa com as questões relativas à defesa do consumidor e o cumprimento da Lei da Rotulagem de todo produto com mais de um por cento de origem genética.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Eduardo Mamcasz

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.