Panorama
 
 
 
 

SECRETÁRIO E DIRETOR DO IBAMA CONCEDEM COLETIVA SOBRE ATPFs

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Janeiro de 2006

19/01/2006 - O diretor de Florestas do Ibama, Antônio Carlos Hummel e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Elias Moreira, concedem entrevista coletiva amanhã, dia 20, às 11h30, no auditório da Sema, para falar sobre o acordo que transferirá ao Estado a gestão integral dos recursos florestais, incluindo a emissão de ATPFs (Autorização de Transporte de Produtos Florestais), documento necessário para transporte de carga de carvão dentro e para fora do Estado.

HISTÓRICO – Mato Grosso do Sul começou a emitir autorização de supressão vegetal e aproveitamento de material lenhoso há três anos. Esse é o primeiro passo para controle dos recursos florestais. Mas ainda compete ao Ibama a emissão das ATPFs, multas por desmate sem autorização, supressão da mata ciliar, entre outras incumbências.

No último trimestre do ano passado, o Ibama comunicou à Sema que deixaria de emitir as ATPFs, repassando essa responsabilidade ao órgão estadual. No dia 20 de dezembro a Sema respondeu ao ofício do Ibama solicitando prazo para assumir as novas funções, alegando que não estava estruturada para tanto. Mesmo assim, a partir de 1º de janeiro deste ano o Ibama deixou de emitir as ATPFs, causando um impasse.

Na segunda-feira o secretário José Elias Moreira, acompanhado da assessora jurídica da Sema, Márcia Corrêa e do gerente de Recursos Florestais do Imap, Osvaldo dos Santos, foram a Brasília solicitar que o Ibama revisse a decisão, continuasse a emitir os documentos até que a Sema estivesse preparada para tanto. Na reunião já foi discutido o esboço de um acordo entre Estado e União para repassar, paulatinamente, a gestão dos recursos florestais.

A vinda de Antônio Carlos Hummel a Campo Grande adianta o processo; possivelmente um pré-acordo já será firmado, ou os termos principais do acordo serão fechados, com prazo para que o Estado passe a fazer o controle integral das florestas e dos produtos florestais.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (João Prestes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.