Panorama
 
 
 
 

VEÍCULOS REFORÇAM TRABALHO DO IBAMA NA CONSERVAÇÃO DA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

(20/01/06) - Foram despachadas ontem, da sede do Ibama, 13 camionetes Mitsubishi L200 4x4, que vão reforçar o trabalho das equipes do Ibama na preservação e fiscalização de áreas protegidas da Amazônia.

As 13 unidades que receberão as camionetes são as seguintes: Reservas Biológicas Lago Piratuba, Tapirape, Jaru, Trombetas. Os Parques Nacionais do Virua, Jaú, Cabo Orange, Tucumaque e Cutia. Reservas Extrativistas Barreiro das Antas, Maracanã e do Rio Catuario. Além da Estação Ecológica de Maracá.

Os veículos estarão disponíveis às equipes em 15 dias, com exceção do Parque Nacional do Cabo Orange no Oiapoque (AM), que, devido à distância, só receberá a camionete em 35 dias.

Os 13 veículos estão equipados com guinchos, capota, auto-track e snorkel, atendendo às solicitações feitas previamente pelas unidades. A aquisição dos carros é fundamental para atender às demandas das unidades, por causa das dificuldades de acesso e da falta de transporte público para os servidores do parque chegarem até o local de trabalho.

Os investimentos foram previstos dentro do plano de trabalho para 2005 do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), que também vai fornecer, em fevereiro, oito novas motocicletas para os Parques Nacionais de Cutia e da Serra do Divisor, Estação Ecológica de Maracá, além das Reservas Biológicas de Tapirape e Jaru.

O ARPA tem o objetivo de expandir e consolidar unidades de conservação na Amazônia. Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, foi implementado em parceria com o Ibama, os governos estaduais e municipais da Amazônia e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). É financiado pelo Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF, por meio do Banco Mundial), pelo WWF-Brasil, e pelo banco alemão de cooperação KfW. A GTZ e o WWF-Brasil atuam em cooperação técnica com o Programa.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Luiz da Motta)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.