Panorama
 
 
 
 

VICE-PRESIDENTE DA FUNAI DIZ QUE BUSCA APROXIMAÇÃO COM FUNASA PARA MELHORAR ATENDIMENTO A INDÍGENAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

18/01/2006 – A Fundação Nacional do Índio (Funai) tem procurado se aproximar mais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para melhorar o atendimento na área da saúde indígena. A afirmação é do vice-presidente da Funai, Roberto Lustosa. Ele disse que, desde a transferência dessa atividade para a Funasa, em 1999, existe um "emperramento burocrático" que torna o serviço mais lento.

"Nós sentimos que há um emperramento burocrático na instituição [Funasa], que a nova direção está procurando corrigir, e esse emperramento burocrático é a causa dessa lentidão", afirmou Lustosa em entrevista à Rádio Nacional.

Com a aproximação recente entre os dois órgãos, a Funai pretende ter maior participação na elaboração e execução das políticas públicas de saúde indígena. Lustosa explicou que a intenção é passar a experiência dos profissionais da Funai com a questão indígena para os agentes de saúde.

Segundo ele, os funcionários da Funai ficavam em postos próximos às aldeias e tinham postura de missionários, dispostos a atender os índios a qualquer hora. "O que nós estamos tentando é fazer esse trabalho de reeducação dos agentes de saúde da Funasa para que eles tenham essa prontidão que tinham os nossos agentes na época em que a saúde era da responsabilidade da Funai", disse Lustosa.

Para ele, a transferência de responsabilidade para a Funasa trouxe prejuízos para o atendimento da população indígena, principalmente, pelo fato de o serviço ter sido transferido para as áreas urbanas. "A maioria dos atendimentos aos índios é feito fora da aldeia, na cidade. Para nós e para os índios, é um grande inconveniente, porque isso os obriga a fazer deslocamentos que poderiam ser desnecessários", afirmou. De acordo com Lustosa, nesses deslocamentos, os índios acabam expostos a uma série de riscos e de contato com situações em zonas urbanas que poderiam ser evitados.

Na opinião de Lustosa, a mudança provocou disputa entre as duas instituições. "Houve uma espécie de um divórcio entre a Funai e a Funasa que perdurou até os últimos meses, quando nós resolvemos dar outra forma de tratamento à questão, procurando estabelecer uma ponte de cooperação com a Funasa".

A entrada da Funasa no trabalho de atendimento médico à população indígena trouxe mais recursos para a área. Segundo Lustosa, o orçamento destinado pela instituição a essa área, cerca de R$ 260 milhões por ano, é mais do que o dobro de todo o orçamento da Funai. Para ele, a distância entre as fundações provoca dispersão dos recursos. "Isso tem que acabar, ou seja, esses órgãos têm que trabalhar juntos, porque é inaceitável que os recursos disponibilizados para assistência ao índio se dispersem e se percam, em vez de serem multiplicados e potencializados por uma ação conjunta se dispersem e se percam", concluiu.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Cecília Jorge

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.