Panorama
 
 
 
 

APUCARANA É A PRIMEIRA CIDADE PARANAENSE A ASSINAR COMPROMISSO PELA PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2006

21/01/2005 - Em solenidade realizada na quarta-feira, dia 25, Apucarana tornou-se o 27° município brasileiro e o primeiro do Paraná a aderir ao programa Cidade Amiga da Amazônia, do Greenpeace. O prefeito Valter Pegorer (PMDB), a representante do Greenpeace, Adriana Imparato, e a representante do Gaia, Joana Yoshida, assinaram o termo “Compromisso pelo Futuro da Floresta” no Salão Nobre da Prefeitura. O objetivo do programa é fazer com que as prefeituras brasileiras implementem leis para evitar o consumo de madeira amazônica proveniente de desmatamentos e extração ilegal nas licitações.

“Apucarana é a primeira cidade paranaense que toma medidas concretas para promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, comemorou Adriana Imparato, representante do programa Cidade Amiga da Amazônia do Greenpeace. Segundo ela, ao adotar critérios para a compra de madeira nas licitações promovidas pela prefeitura, Apucarana está ajudando a fechar o mercado para quem trabalha com madeira de origem criminosa. “Transformar Apucarana em Cidade Amiga da Amazônia não é um simples compromisso, mas uma medida definitiva que muito nos honra”, afirmou o prefeito.

A indústria madeireira é uma das principais forças de destruição da Amazônia. Cerca de 70% da madeira produzida na região é consumida pelo mercado brasileiro e as prefeituras empregam grande volume em obras públicas e mobiliário. No ano passado, o governo federal divulgou que 26.130 quilômetros quadrados de floresta amazônica foram destruídos entre agosto de 2003 e agosto de 2004, o equivalente a seis campos de futebol desmatados por minuto.

Ao aderirem ao programa do Greenpeace, as prefeituras contribuem de maneira concreta para reduzir a destruição criminosa da floresta. Para tornar-se uma Cidade Amiga da Amazônia, as administrações devem formular leis municipais que exijam quatro critérios básicos em qualquer compra ou contratação de serviço que utilize madeira produzida na Amazônia: proibir o consumo de mogno, uma espécie ameaçada; exigir, como parte dos processos de licitação, provas da origem legal e em Planos de Manejo Florestal da madeira; dar preferência à madeira certificada pelo FSC, um sistema que garante a origem sustentável do produto florestal; e orientar construtores e empreiteiros a substituir madeiras descartáveis utilizadas em tapumes, fôrmas de concreto e andaimes por alternativas reutilizáveis como ferro ou chapas de madeira resinada.

Outros 26 municípios já participam do programa do Greenpeace, entre eles São Paulo (SP), Manaus (AM), as cidades paulistas de Piracicaba, Santos, Guarulhos, Osasco, Americana, Campinas e as gaúchas de São Leopoldo, Santa Maria e Rio Grande, entre outros.

 
 
Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.