Panorama
 
 
 
 

CONFLITO DA TERRA TUPINIQUIM NO ESPÍRITO SANTO COMEÇOU EM 1997

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ)
Janeiro de 2006

25/01/2006 - A área indígena tupiniquim, no município de Aracruz (ES), foi homologada pelo Ministério da Justiça em 1997. Por essa decisão, os índios tinham direito a uma área de 16 mil hectares que era tradicionalmente ocupada por eles. No mesmo ano, uma portaria do Ministério da Justiça concedeu cerca de 12 mil hectares à empresa Aracruz Celulose. Em 1998, a empresa fez um acordo de compensação, intermediado pelo Ministério Público Federal, no qual se comprometia a pagar em 20 anos uma indenização aos índios das aldeias de Pau Brasil e Caieiras Velhas, que ocupavam a terra.

Segundo o vice-presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Roberto Lustosa, houve um erro na gestão passada. "Um erro excluiu esses cerca de 12 mil hectares da terra indígena. No governo passado, o relatório que foi produzido pela Funai não foi acatado na sua totalidade. Uma equipe foi enviada ao local para fazer uma atualização desse relatório. Nossa expectativa é de que no prazo máximo de um mês esse relatório seja publicado no Diário Oficial da União".

Após a publicação do relatório, haverá ainda um prazo de 90 dias para contestações. Depois disso, a Funai vai submeter uma proposta de portaria declaratória de identificação ao ministro da Justiça. Caso o ministro aceite a proposta, a terra será homologada. Enquanto a homologação da terra não ocorrer, a posse é da empresa Aracruz.

A Funai apresentou proposta à Aracruz pela qual a empresa poderá retirar as benfeitorias feitas no local. "A empresa Aracruz terá a possibilidade de colher, retirar da terra as benfeitorias que implementou, principalmente a madeira, o eucalipto que ela plantou. É uma benfeitoria que pode ser retirada porque ela pode colher essa madeira que é uma madeira para fins industriais", disse Lustosa. A Funai vai estabelecer um prazo para que a madeira seja retirada.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Roberta Lopes

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.