Panorama
 
 
 
 

CONGRESSO DISCUTE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

24/01/2006 - O Brasil sedia este ano o V Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental. O evento, promovido pelos ministérios do meio Ambiente e Educação, acontecerá de 5 a 8 de abril, em Joinville, Santa Catarina, e deve reunir cerca de quatro mil pessoas de mais de trinta países.
MMA

O tema do evento é "A Contribuição da Educação Ambiental para a Construção da Sustentabilidade Planetária". O assunto será discutido por um público que inclui desde representantes de governos ibero-americanos e instituições públicas e privadas, organizações não-governamentais e empresários, até comunidade acadêmica, ativistas, movimentos sociais, educadores e estudantes.
O encontro dá seqüência à série de Congressos Ibero-americanos de Educação Ambiental realizados anteriormente no México, em 1992 e 1997, na Venezuela, em 2000, e em Cuba, em 2003. A programação de trabalhos começa no dia 6 de abril, pela manhã, com a um painel sobre Educação, Meio Ambiente e Globalização no contexto Ibero-americano, a ser apresentado pelo geógrafo carioca Carlos Walter Porto Gonçalves.

O frei Leonardo Boff fará uma conferência sobre Educação Ambiental, Ética e Sustentabilidades, no dia 7 de abril. Outro destaque é a palestra de Enrique Leff, coordenador da Rede de Formação Ambiental para a América Latina e o Caribe, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), no dia 8 de abril.
O V Congresso Ibero-Americano terá um evento paralelo dedicado a reunir propostas para revisão do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, construído pelos movimentos sociais durante a Rio-92.
Também estão programados uma série de eventos integrados, como o Simpósio de Educação Ambiental dos Países de Língua Portuguesa, Educação Ambiental no Mundo Corporativo, Feira de Tecnologias Ambientais, Gestão e Educação Ambiental Portuária, Projetos e Economia Solidária Rumo ao Desenvolvimento Sustentável.
As pessoas interessadas em participar com apresentação de trabalhos poderão se inscrever no site www.5iberoea.org.br até o dia 17 de fevereiro. Os trabalhos podem ser em português e espanhol.
 
 
Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom
Foto: MMA
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.