Panorama
 
 
 
 

CONSEMA APROVA LIDERANÇA PRÉVIA PARA PRODUÇÃO DE LISINA EM PIRACICABA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2006

26/01/2006 - O Conselho Estadual do Meio Ambiente - CONSEMA deu sua aprovação, no dia 24/01, para a Licença Prévia da Unidade Industrial para Produção de Lisina, a ser implantada pela CJ do Brasil Indústria e Comércio no município de Piracicaba. A Lisina, um aminoácido obtido no processo de fermentação do açúcar, será utilizada na fabricação de ração animal.
José Jorge

Os membros do CONSEMA também aprovaram a alteração de tipo de categoria da unidade de conservação do Parque Estadual de Aguapeí, localizado no Pontal do Paranapanema, de Refúgio da Vida Silvestre - RVS, para Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN. As duas decisões foram tomadas durante a 219ª Reunião Ordinária do órgão, na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SMA, em São Paulo. Para dar continuidade ao processo de licenciamento ambiental, isto é, obter a Licença de Instalação, o empreendimento da CJ do Brasil, a ser instalado no bairro Itaperu, deverá atender diversas exigências contidas no parecer técnico do DAIA - Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental, subordinado à SMA.

Na explanação sobre o projeto da Unidade Industrial para Produção de Lisina, o representante do empreendedor lembrou que "essa primeira unidade da CJ no Brasil vai gerar 250 empregos diretos, na fase de operação e, durante a implantação, a previsão é de geração de 1.400 postos de trabalho”.

A apresentação da proposta de modificação do tipo de categoria de unidade de conservação do Parque Estadual de Aguapeí foi realizada por representantes da Comissão Especial de Energia do CONSEMA. A alteração, aprovada por unanimidade, contempla exigência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente - IBAMA, no sentido de que a unidade de conservação, a ser administrada pela Companhia Energética de São Paulo - CESP, não poderia ser de domínio público e sim de domínio particular, como configura a RPPN.

 
 
Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Wanda Carrilho)
Fotos: José Jorge
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.