Panorama
 
 
 
 

EMBRAPA REALIZA SEMINÁRIO SOBRE BIOÉTICA EM TRANSGÊNICOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

24/01/2006 - A Embrapa Meio Ambiente, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realiza no dia 31 de janeiro o Seminário Técnico sobre “Análise do Uso do Princípio da Precaução à Luz de Princípios da Bioética: o Caso das Plantas Transgênicas”, a ser proferido pela pesquisadora Olívia Márcia Nagy Arantes, vice-presidente do Núcleo de Bioética de Londrina, PR.

De acordo com Olívia, a Bioética tem o papel de promover discussões com o objetivo de esclarecer as questões éticas suscitadas pelo avanço da biotecnociência. “A partir de alguns princípios utilizados na Bioética é possível uma reflexão sobre a aplicação do Princípio da Precaução, no Brasil, no caso das plantas transgênicas: as repercussões no debate, nas tomadas de decisões e no tumultuado processo de aprovação da nova Lei de Biossegurança”, explica ela.

No seminário será analisado o papel dos argumentos científicos, filosóficos e ideológicos na discussão da moralidade da bioteconologia, sob a perspectiva dos valores e conceitos dos quais este papel depende.

Olívia Márcia Nagy Arantes é farmacêutica bioquímica formada pela USP de Ribeirão Preto, SP. Tem mestrado e doutorado em genética molecular e de microrganismos com especialidade em Bacillus thuringiensis na Esalq/USP. Fez seu pós doutorado no Instituto Pasteur na França. Especialista em bioética pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), atua como vice-presidente do Núcleo de Bioética de Londrina, PR.

O que são transgênicos?
Os organismos geneticamente modificados (OGMs), também conhecidos como transgênicos, são frutos da engenharia genética criada pela moderna biotecnologia. Um organismo é chamado de transgênico, quando é feita uma alteração no seu DNA - que contém as características de um ser vivo. Por meio da engenharia genética, genes são retirados de uma espécie animal ou vegetal e transferidos para outra. Esses novos genes introduzidos quebram a seqüência de DNA, que sofre uma espécie de reprogramação, sendo capaz, por exemplo, de produzir um novo tipo de substância diferente da que era produzida pelo organismo original.

A soja transgênica, tão em pauta nos últimos anos, é um exemplo de organismo geneticamente modificado, pois recebeu genes de outros seres vivos que não são de sua espécie. A soja Roundup Ready da Monsanto, por exemplo, recebeu genes de uma bactéria para que se tornasse resistente ao herbicida Roundup – fabricado pela própria Monsanto –, permitindo um melhor controle de plantas daninhas.

Legislação sobre Transgênicos
Decreto 3.871/01: obriga a indicação no rótulo de produtos importados que contenham ou sejam produzidos com organismos geneticamente modificados.
http://www.ambientebrasil.com.br/legislacao/verifica_lei.php3?id=%281571%29

Medida Provisória 113/03: estabelece normas para a comercialização da soja transgênica.
http://www.ambientebrasil.com.br/legislacao/verifica_lei.php3?id=%283034%29

Medida Provisória 131/03: estabelece normas para o plantio e comercialização da produção de soja da safra de 2004.
http://www.ambientebrasil.com.br/legislacao/verifica_lei.php3?id=%283331%29

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cristina Tordin)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.