Panorama
 
 
 
 

IBAMA DEVE COMEÇAR NO DIA 30 VISTORIAS PARA CONSTRUÇÃO DE HIDRELÉTRICAS EM RONDÔNIA

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ) – Brasil
Janeiro de 2006

22/01/2006 - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos recursos Naturais Renováveis (Ibama) marcou para o dia 30 o começo das vistorias ambientais para a construção das hidrelétricas Santo Antônio e Jirau. As duas usinas devem ser construídas no Rio Madeira, em Rondônia, e têm capacidade prevista de 6.400 megawatts. A equipe técnica da Diretoria de Licenciamento e Qualidade Ambiental, responsável pela análise do estudo de impacto ambiental (EIA), irá percorrer toda a região para fazer um estudo de impacto ambiental.

Segundo o coordenador-geral de Licenciamento Ambiental, Valter Muchagata, uma equipe com nove técnicos será enviada à região. "Eles analisarão os aspectos ligados a vegetação, a fauna existente, a interferência das instalações propostas junto a questão do patrimônio histórico", disse Muchagata. "Também serão realizadas conversas com as lideranças locais e as famílias para mostrar a elas como a construção das hidrelétricas vai impactar positivamente e negativamente suas vidas."

O coordenador apontou a situação dos peixes da região como uma das preocupações. "Há peixes que hoje existem no rio e que não se adaptam a água parada. Isso [se essas espécies forem prejudicadas] afeta os hábitos alimentares da comunidade, o comércio de peixes na região. Por isso, a gente procura monitorar esse tipo de situação", diz.

Muchagata disse que a parte mais importante do processo de licenciamento ambiental são as audiências publicas realizadas com a população. "Esse é um momento muito importante para nós porque é quando a comunidade local pode se manifestar, fazer suas críticas, levar suas preocupações. Muitas das preocupações trazidas à tona nas audiências não estavam previstas nos estudos ambientais e eventualmente são aspectos que a equipe não conseguiu identificar nas suas vistorias", comentou. As audiências públicas devem acontecer no primeiro semestre deste ano.

As usinas Santo Antônio e Jirau ficaram de fora do último leilão de energia, realizado em 16 de dezembro, porque não tinham licença ambiental. Por isso, o governo federal montou um grupo de trabalho para fazer com que ambas entrem num segundo leilão para construção de novas hidrelétricas. O grupo reúne representantes da Casa Civil e do Ministério de Minas e Energia. O próximo leilão deve acontecer em maio.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Roberta Lopes

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.