Panorama
 
 
 
 

IBAMA INAUGURA BASE MARÍTIMA DO PROJETO PEIXE-BOI NO PIAUÍ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

(27/01/06) - Uma base marítima do Projeto Peixe-boi será inaugurada no dia 30 de janeiro no município de Cajueiro da Praia no Piauí. A torre de observação de 7,5 m de altura fica no mar a 1500 metros da praia e servirá para o monitorar a população de peixe-boi marinho e será aberta a turistas. É a única base de observação de peixes-boi em ambiente natural do país. A torre está localizada na praia de Itam, estuário da Foz do Rio Timonha na divisa com o Ceará.

A inauguração ocorrerá segunda-feira (30), às 8:30h, com a participação do Diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, Rômulo Mello, do governador do Piauí, Wellington Dias, do chefe do Escritório Regional de Parnaíba, Fernando Gomes e do chefe da Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, Márcio Barragana Fernandes. Durante o evento, também será lançada a pedra fundamental para construção da sede do Projeto Peixe-boi no estado.

A torre servirá de base para pesquisa, nas segundas, quartas e sextas, das seis às dez da manhã, os mesmos horários utilizados em todas as bases do projeto nos outros estados. O Piauí possui o menor litoral do país, mas tem uma grande população de peixes-boi. Isso ocorre, segundo pesquisadores do projeto, porque não há caça de peixe-boi no estado. Os pescadores da região sempre tiveram uma convivência pacífica com esse animal, “uma tradição secular de preservação e, hoje, o peixe-boi está se transformando no símbolo da cidade”, de acordo com o responsável técnico do Projeto peixe-boi no Piauí, Magnus Machado.

O transporte dos turistas até a torre de observação será feito com canoas à vela, pois os motores deixam os peixes-boi perturbados. Estas atividades são feitas em parceria do Ibama com a Associação de condutores de grupo (guias) da Praia de Itam. Os horários de visitação dependem da maré. Já estão programadas algumas oficinas de artesanato voltadas para o turismo quando a sede ficar pronta. O gerente do Ibama no Piauí, Romildo Macedo, destacou não só a importância do projeto e da preservação dessa espécie, mas também o incentivo ao turismo na região. “Com a sede do Projeto peixe-boi e esta torre de observação, podemos entrar no mapa do ecoturismo nacional e ao mesmo tempo promover uma atividade de conscientização ambiental com os visitantes”, disse.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Gustavo Rick)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.