Panorama
 
 
 
 

IBAMA PODE FAZER ANÁLISE PRÉVIA DA CIDADE DIGITAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

(26/01/06) – O Ibama está disposto a realizar, informalmente, uma pré-análise dos estudos de impactos ambientais da construção da Cidade Digital. Mas o processo formal de licenciamento da obra somente será iniciado com a sanção presidencial do projeto de lei que amplia o Parque Nacional de Brasília e exclui área onde será construída a Cidade Digital.

As informações são do diretor de Ecossistemas do Ibama, Valmir Ortega. A pré-análise, diz o diretor, depende da entrega dos estudos já realizados pelo Governo do Distrito Federal e outros empreendedores e pode acelerar o licenciamento. O Ibama orientará as adaptações dos estudos e inclusão de outros itens necessários para a concessão da licença.

O tempo a ser gasto com o do processo de licenciamento é imprevisível. O Ibama tem de cumprir ritos legais, como a análise de Eia-Rima e a realização de audiências públicas para ouvir a sociedade. Mas Ortega antecipa que a agilidade do processo dependerá mais dos projetos. “Quanto maior a qualidade dos estudos, mais rápido será o licenciamento da Cidade Digital. A maior responsabilidade está com os empreendedores em apresentar bons estudos ambientais”.

Tramitação – Paralelo a isso, o projeto de ampliação do parque, aprovado ontem pela Câmara, ainda depende de votação do Senado. Somente, então, irá à sanção presidencial. A proposta para o novo desenho do parque que os deputados aprovaram é intermediária entre o que a bancada do Distrito Federal e o Ibama desejavam.

Valmir Ortega explica que o Ibama brigava por um perímetro que proporcionasse a efetiva proteção da nova área. Mesmo a expectativa inicial não tendo sido atendida integralmente, o diretor avalia que a ampliação do parque foi uma “vitória”.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Sandra Sato)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.