Panorama
 
 
 
 

MEIO AMBIENTE AMPLIA FROTA PARA PROTEÇÃO DA MATA ATLÂNTICA

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Janeiro de 2006

27/01/2006 - Governador e Secretário Sparta entregando a chave de uma Mitsubish para o Agente Florestal de Tramandaí, Moacyr Dutra.
Com a presença do governador Germano Rigotto em Capão da Canoa na tarde desta sexta-feira (27), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) fez a entrega de 16 veículos destinados aos trabalhos de proteção da mata atlântica na região nordeste do Estado.

A aquisição no valor de R$ 937.006,00 foi feita a partir do Projeto de Conservação da Mata Atlântica no RS, executado pela Sema, mediante convênio do Governo do Estado com o banco alemão KfW.

A Sema repassou para o Comando Ambiental da Brigada Militar três caminhões Mercedes Benz e seis motocicletas Honda que serão utilizadas pelos pelotões ambientais de Osório, Torres, Capão da Canoa, Canela e Taquara.

A Sema fica com quatro camionetas Mitsubish, que servirão às Agências Florestas da Secretaria em Tramandaí, Torres e Porto Alegre, além da gerência executiva do Projeto Mata Atlântica. Dois automóveis Siena serão utilizados pelo Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Sema e um pelo Parque Estadual de Itapeva, em Torres.

O governador ressaltou a importância da cooperação entre o governo gaúcho e a Alemanha para proteger e recuperar remanescentes da mata atlântica que já ocupou cerca de 40% do território do Rio Grande do Sul e está reduzida a pouco mais de 2%.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Mauro Sparta, afirma que grande missão do Projeto é deter a destruição e recuperar um dos mais importantes biomas do Planeta, que é a mata atlântica. “Estaremos, assim, contribuindo para conter os riscos ao clima global e para manter as reservas de fauna e flora nativas, essenciais para um meio ambiente equilibrado”, destaca Sparta. Os veículos adquiridos, acrescenta o secretário, são fundamentais no desenvolvimento dos trabalhos que implementam as 11 unidades de conservação contempladas pelo Projeto Mata Atlântica e nas ações de fiscalização. “São 28 municípios abrangidos em uma área de 13.000 Km² que passam a contar com uma presença cada vez mais eficiente da Sema, com apoio do Comando Ambiental da Brigada Militar, para a proteção do meio ambiente”, complementou Mauro Sparta.

Também participaram da solenidade os secretários da Justiça e Segurança, José Otávio Germano, e da Habitação, Alceu Moreira; o chefe da Casa Civil, Alberto Oliveira; o prefeito de Capão da Canoa, Jairo Marques; o diretor do Defap/Sema, Antônio Carlos Bueno e Souza; o chefe da Divisão de Unidades de Conservação do Defap, Dilson Maciel Pinheiro Machado; o comandante da Operação Golfinho, Cel José Carlos de Moura; o comandante do Comando Ambiental da Brigada Militar, Juarez Fernandes de Souza; o deputado estadual Ciro Simoni e o deputado federal Eliseu Padilha.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.