Panorama
 
 
 
 

VERÃO LIMPO É INAUGURADO NO GUARUJÁ

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Janeiro de 2006

27/01/2006 - O presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB, Rubens Lara, abriu hoje (27/01), na praia de Pitangueiras, a campanha Verão Limpo 2006 no Guarujá. De hoje até domingo (29/01), nesta praia, além da tenda da CETESB e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SMA, com atividades de caráter educativo, recreativo, informativo e cultural - sempre com enfoque ambiental e que acontecem das 11 às 18h - , os banhistas e visitantes poderão participar de outras atividades como visitar a tenda montada ao lado do shopping “La Plage”, onde técnicos da Secretaria Municipal da Saúde estarão aferindo a pressão arterial.
José Jorge
“Adotar um amigo” é outra das atividades preparadas para este fim de semana.
E o carro Dengue Móvel e Zoonose estão no local, incentivando a adoção de pequenos animais.
Nas atividades programadas para a abertura da campanha, hoje, Lara esteve acompanhado, entre outros, do prefeito do Guarujá, Farid Madi, e dos secretários municipais do Meio Ambiente, Élson Maceió dos Santos, e do Turismo, Marcelo Pedroso.
José Jorge
O presidente da CETESB visitou a tenda e os equipamentos expostos pela agência ambiental paulista e distribuiu saquinhos para colocar lixo e outros materiais de divulgação da campanha, aos banhistas. Com o uso de um carro-laboratório, da CETESB , também estão sendo realizadas demonstrações sobre o serviço de coleta e análise de águas em ambientes aquáticos, como por exemplo análises microbiológicas, que servem para avaliar a qualidade das águas utilizadas para consumo humano, irrigação, criação de peixes e recreação. Lara participou, ainda, da formatura do grupo de salva-vidas do curso promovido pela Prefeitura do Guarujá.

Em Cubatão neste domingo

O presidente Rubens Lara estará presente, também, neste domingo (29/01), às 10h30, na praia do Rio Perequê, no interior do Parque Ecológico Cotia-Pará, no evento da campanha Verão Limpo 2006 em Cubatão. Neste ano, a novidade da campanha foi justamente a inclusão da praia do Rio Perequê, para sediar um dos eventos, promovidos nos fins de semana. A praia do Rio Perequê é muito usada por apresentar sistematicamente boa qualidade das águas que descem da Serra do Mar. Aproximadamente 10 mil banhistas chegam a frequentá-la nos finais de semana.

No evento em Cubatão, os visitantes, além de usufruir das águas do rio e da cachoeira, próxima ao local, terão a opção de visitar, também, a tenda da CETESB e os quiosques montados, com um aquário de espécies do mangue. Ecologistas irão expor objetos, como marcadores de livros feitos com papel reciclado e explicarão os trabalhos desenvolvidos pelo Projeto Guará, que aproveita embalagens de leite, tipo longa vida, para forração de casas populares, com a finalidade de manter o ambiente fresco no verão e aquecido no inverno.

Intensificação do monitoramento das praias

A Campanha Verão Limpo é desenvolvida há 18 anos pela SMA e CETESB, em parceria com as prefeituras do litoral paulista. Neste ano, teve início no último dia 6 e terá duração até o dia 27 de fevereiro.

No período da campanha, a CETESB intensifica o monitoramento da qualidade das praias. Durante o ano, as coletas para análise são feitas aos domingos, mas nos últimos anos a agência ambiental passou a intensificar a amostragem durante o período de verão, para três coletas semanais, nas praias que apresentam maior fluxo de turistas. Os resultados são divulgados através de três boletins por semana - nos domingos, terças e quintas-feiras - além da sinalização que a CETESB mantém atualizada nas próprias praias e das informações disponibilizadas pelo site da CETESB.

Até o momento, a campanha já foi realizada nos municípios de Santos, Ubatuba e Itanhaém, além do Guarujá e de Cubatão, neste fim de semana. No mês de fevereiro, a operação estará sediada em Ilha Comprida, na praia do Boqueirão, nos dias 3, 4 e 5; em Caraguatatuba, na praia do Aruã, nos dias 10, 11 e 12; em Peruíbe, na praia do Centro, nos dias 17, 18 e 19; em São Sebastião, na Praia Grande, nos dias 24 e 25; e em Ilhabela, na praia do Perequê, nos dias 26 e 27, com o encerramento da campanha de 2006.

 
 
Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Fotos: José Jorge
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.