Panorama
 
 
 
 

VERBA DE COMPENSAÇÃO AJUDA REGULARIZAR PARQUE DA BODOQUENA

Panorama Ambiental
Brasília (DF)
Janeiro de 2006

(25/01/06) – O Parque Nacional da Serra da Bodoquena regularizou parte de sua área com dinheiro de compensação ambiental cobrada pelo Ibama da Usina Termelétrica de Três Lagoas. A Petrobras, responsável pela obra, pagou R$ 2,2 milhões a Janete Morais, proprietária de uma fazenda de 3.720 hectares incorporados ao patrimônio do parque.

O contrato de compra e venda foi assinado ontem, na sede do Ibama, pelo gerente executivo de Operações e Participações de Gás e Energia da Petrobras, José Maria Carvalho Resende, a proprietária Janete Morais, na presença do diretor de Ecossistemas, Valmir Ortega.

“A aquisição desta área indica, de um lado, o esforço do Ibama em consolidar esta unidade de conservação e, do outro, a postura dos proprietários rurais em colaborar com o processo de regularização fundiária”, disse Ortega.

Após a assinatura do contrato, o gerente da Petrobras comentou ser justo compensar financeiramente o impacto ambiental causado por um empreendimento. Argumentou, entretanto, que a fixação do valor gera grande discussão. Segundo ele, a empresa gostaria de ter valores menores porque já adota tecnologias modernas e reduz emissão de poluentes para que a obra tenha “o menor impacto ambiental possível”. “O Ibama leva isto em consideração”, reconhece.

Contrapartida - Para conceder a licença de construção da termelétrica, o Ibama estipulou R$ 7,5 milhões a título de compensação ambiental pelos impactos causados diretamente na cidade de Três Lagoas e no entorno.

O Ibama decidiu destinar metade deste valor de compensação para Três Lagoas instalar uma unidade de conservação municipal. A outra metade, que coube ao instituto, será integralmente usada na regularização fundiária do parque nacional.

A exemplo do contrato assinado ontem, o instituto negocia com outros proprietários a compra de mais terras particulares situadas na área do parque que tem uma paisagem belíssima e abriga espécies como o gavião Harpia, considerado um indicador de qualidade ambiental pois é do topo da cadeia alimentar.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Sandra Sato)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.