Panorama
 
 
 
 

COM PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS, BRASIL SE TORNA PIONEIRO NA AMÉRICA LATINA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

30/01/2006 - O Brasil é o primeiro país da América Latina a aprovar um plano de recursos hídricos que parte do princípio da gestão integrada. De acordo com o secretário Nacional de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, as ações não foram definidas apenas sob a perspectiva da água, mas levam em conta aspectos sociais, culturais, éticos, técnicos, econômicos, entre outros.

O plano brasileiro foi aprovado hoje (30) pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos e será apresentado no 4° Fórum Mundial das Águas, a ser realizado no México, entre os dias 16 e 22 de março. João Bosco Senra destacou que, ao estabelecer diretrizes para o uso racional da água, o país cumpre uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com ele, a ONU estipulou o ano de 2005 para que os países-membros elaborassem seus planos de gestão integrada de recursos hídricos. "O Brasil é um dos poucos países do mundo, o único da América Latina, que está cumprindo essa meta do milênio", ressaltou Senra. Segundo ele, um dos programas prioritários previstos no plano é o de educação ambiental. "Sem dúvida nenhuma, esse é um programa que vai ter um grande efeito junto à sociedade", avaliou.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, salientou que o Brasil concentra 12% das reservas mundiais de água doce. Ela lembrou que, no entanto, algumas regiões, como o Nordeste e o Sudeste, enfrentam o problema da escassez de água. Por isso, destacou a ministra, é preciso buscar formas de garantir o uso racional dos recursos hídricos, e reduzir os impactos negativos causados pela agricultura.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Juliana Andrade

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.