Panorama
 
 
 
 

DIA MUNDIAL DAS ZONAS ÚMIDAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

2 de fevereiro – Dia Mundial das Zonas Úmidas
As zonas úmidas são complexos ecossistemas que englobam desde as áreas marinhas e costeiras até as continentais e as artificiais. Alguns exemplos são os lagos, manguezais, pântanos e também áreas irrigadas para agricultura, reservatórios de hidrelétricas etc. Ao todo são classificados 42 diferentes tipos de zonas úmidas.
A definição do conceito de zona úmida surgiu na Convenção de Ramsar. O tratado intergovernamental celebrado no Irã, em 1971, marcou o início das ações nacionais e internacionais para o conservação e o uso sustentável das zonas úmidas e de seus recursos naturais. Atualmente, 150 países são signatários do tratado, incluindo o Brasil. A convenção também classificou zonas úmidas de importância mundial, os chamados Sítios Ramsar. Existem 1.556 Sítios Ramsar reconhecidos mundialmente por suas características, biodiversidade e importância estratégica para as populações locais, totalizando 129.661.722 hectares.
O potencial das áreas úmidas brasileiras
O Brasil possui a maior zona úmida continental do planeta, o Pantanal, com 148.000 km² e imensa biodiversidade. O bioma foi decretado Patrimônio Nacional, pela Constituição de 1988, e Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera, pelas Nações Unidas, em 2000.
Além do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (MT), o Brasil possui outras 7 áreas classificadas como Sítios Ramsar: Estação Ecológica Mamirauá (AM), Ilha do Bananal (TO), Reentrâncias Maranhenses (MA), Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense (MA), Parque Estadual Marinho do Parcel de Manoel Luz (MA), Lagoa do Peixe (RS) e a Reserva Particular do Patrimônio Natural SESC Pantanal (MT).
Segundo o Relatório do Valor Econômico das Zonas Úmidas Mundiais, produzido pelo WWF, os bens e serviços ambientais proporcionados pelo Pantanal alcançam 15,644 milhões de dólares, distribuídos entre suprimento de água, regulação do clima, formação do solo, polinização, controle biológico, habitats, produção de alimentos, recursos genéticos, entre outros. Além disso, o suprimento de água é uma das principais funções de zonas úmidas, que podem ser vistas como mais uma fonte desse recurso tão valioso.
A ocupação do Pantanal por europeus e seus descendentes foi iniciada no século 18 com a introdução da pecuária na região. A atividade econômica tornou-se a mais significativa e se estende do planalto das bordas da bacia até a planície alagável. Com um rebanho estimado em 16 milhões de cabeças de gado, ela estabelece o padrão de ocupação do espaço geográfico e determina a cultura pantaneira, além de muitos dos impactos ambientais na região. Desmatamento, queimadas e assoreamento de rios são alguns dos problemas relacionados com a atividade, quando a mesma não é praticada com responsabilidade.
Ameaças às regiões
Nas últimas décadas, aumentou a pressão pela instalação de projetos de desenvolvimento com sérios impactos ao meio ambiente, entre eles, a instalação de hidrelétricas nas cabeceiras dos rios, a construção de hidrovia no rio Paraguai, a monocultura da cana-de-açúcar e da soja e a contaminação de solos e recursos hídricos com insumos agrícolas.
O WWF-Brasil, por meio do Programa Pantanal para Sempre, contribui para a preservação da região ao incentivar a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) em toda a bacia do Pantanal, proteger animais silvestres, apoiar iniciativas econômicas ecologicamente corretas e promover o uso racional dos recursos naturais renováveis, o turismo responsável e a educação ambiental.
Ações do WWF-Brasil
Pecuária Orgânica - Uma característica importante do Pantanal é que 95% de sua área pertencem a proprietários particulares, com 65% da atividade econômica baseada na pecuária.
A pecuária orgânica certificada é uma alternativa produtiva que contribui com a sustentabilidade ambiental da Bacia Pantaneira. Incentivar a pecuária orgânica é incentivar práticas produtivas de baixo impacto ambiental, pois esse sistema de produção busca o equilíbrio ecológico. Na pecuária orgânica é permitida apenas a adubação verde, ou seja, sem uso de produtos químicos ou sintéticos. Também não se usa uréia, para evitar a contaminação dos lençóis freáticos. O tratamento veterinário é feito com produtos fitoterápicos e homeopáticos e a vacinação é obrigatória. O uso do fogo para manejar as pastagens é proibido e a legislação ambiental, cumprida.
Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) - No Pantanal a maior parte das terras são propriedades privadas. Daí a importância de se incentivar e apoiar a criação de reservas particulares. Foram iniciados os processos de homologação de 8 novas RPPNs na Bacia do Rio Sepotuba (MT), representando aproximadamente 5.000 ha em áreas que serão preservadas permanentemente.
Projeto Arara Azul - O projeto de conservação da espécie Arara Azul (Anodorhynchus hyacinthinus) vem sendo desenvolvido no Pantanal com o apoio do WWF-Brasil desde outubro de 1999. O projeto já recebeu diversos prêmios, entre eles, o Prêmio Ambiental Von Martius 2004, concedido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha, e o Prêmio Eco Cidadão 2004.
Apesar do número de indivíduos ter aumentado de 1.500, em 1999, para 5.000, em 2005, ainda não há garantia de sustentabilidade da espécie devido, principalmente, à baixa taxa de natalidade. O período reprodução é curto e o de incubação das araras azuis varia de 28 a 30 dias, época que os ninhos precisam ser intensamente vigiados para evitar predação dos ovos. Outra característica da Arara Azul é que a maioria dos ninhos é feita em manduvi (Sterculia apetala), árvore que corre risco de extinção por causa dos desmatamentos.
Além do WWF-Brasil, também são parceiros do Projeto Arara Azul a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (Uniderp), a Toyota do Brasil e a Estância Caiman, entre outros.

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.