(30/01/06) - A Diretoria
de Florestas do Ibama promoveu, em Santarém,
a “1ª oficina sobre Flonas na região
da BR-163”, com os analistas ambientais lotados
nas Florestas Nacionais ao longo da rodovia
que liga Santarém-PA, a Cuiabá-MT.
Os participantes do evento buscaram desenvolver
estratégias para a gestão das
áreas protegidas nas proximidades da
estrada, cujo asfaltamento está em
fase de estudos.
A oficina apontou e discutiu
algumas idéias para gerir os conflitos
em torno da BR 163 e das Unidades de Conservação
localizadas nas proximidades da rodovia, estabelecendo
um cronograma de atividades. Ficou definindo
que os analistas atuarão em conjunto
na elaboração e gestão
dos Planos de Manejo das Flonas de Itaituba
I e II, e também na de Altamira, todas
criadas em 1998. A fase inicial dos trabalhos
da equipe definida no evento será a
realização de um diagnóstico
das Unidades de Conservação,
um primeiro passo para a elaboração
dos Planos de Manejo, cujo modelo será
o recém publicado Plano de Manejo da
Flona do Tapajós.
A primeira fase das atividades
a serem desenvolvidas nas Flonas do entorno
da BR-163 será fomentada com recursos
do ITTO - Organização Internacional
de Madeiras Tropicais, e com contrapartida
do Governo Federal, através do MMA.
As atividades a serem desenvolvidas nesse
início dos trabalhos, além da
elaboração dos Planos de Manejo,
incluem a criação dos Conselhos
Consultivos, instrumentos para a gestão
participativa das Unidades de Conservação,
formados por representantes de vários
setores da sociedade.
Eixo do avanço do
desmatamento no oeste do Pará, a BR-163
representa tanto a esperança de desenvolvimento
para a região como uma ameaça
ao modo de vida das populações
tradicionais. A aguardada pavimentação
tende a agravar a pressão sobre as
florestas da região, devido ao avanço
da fronteira agrícola. A facilidade
de transporte para os produtos agroindustriais
é um grande estímulo para a
ampliação de tais atividades.Dentro
deste contexto, a criação de
áreas protegidas no entorno da rodovia
foi uma estratégia adotada pelo MMA
no sentido de preservar a região de
um avanço desenfreado sobre os recursos
naturais nas áreas afetadas pela BR
163. Contudo, as Unidades de Conservação
criadas no sentido de salvaguardar o meio
ambiente na área de influência
da estrada carecem de pessoal, equipamentos
e de uma estratégia para a sua gestão,
problemas a serem sanados, e cuja solução
começa e ser encaminhada.