Panorama
 
 
 
 

ENCONTROS REGIONAIS DE CATADORES DE CARANGUEJO ACONTECE NO MARANHÃO

Panorama Ambiental
São Luis (MA) – Brasil
Janeiro de 2006

Começa hoje (1º) o segundo período de defeso da andada do caranguejo-uçá no estado do Maranhão. Até o próximo dia 5 (domingo) estão proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização e a comercialização de qualquer espécime macho. A cata da fêmea tem uma proibição maior, desde 1º de dezembro até 31 de maio. A andada ou “carnaval” é a época de maior amplitude de marés em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovas, portanto ficam mais expostos. O primeiro período de defeso foi de 2 a 6 de janeiro e a última vai de 1º a 5 de março. Os comerciantes têm até o último dia antes da proibição para declararem seus estoques ao Ibama para poderem continuar operando nessa semana. Coincidindo com o defeso, o Centro Nacional de Populações Tradicionais do Ibama no Maranhão promoverá três encontros regionais de catadores, nos dias 3 e 4 de fevereiro.

Esses três eventos preparatórios para o Encontro Estadual de Catadores, marcado para o dia 14 em São Luís, serão realizados nos municípios de Cândido Mendes (litoral extremo oeste), Cururupu (litoral centro-oeste) e Tutóia (litoral leste). Os trabalhadores do setor na Ilha de São Luís se reunirão na sua plenária regional nos dias 12 e 13 de fevereiro, véspera do Encontro Estadual, e nos dias 15 e 16 será realizada a Conferência de Pesca no Multicenter Sebrae no bairro do Cohafuma.

Marcando o início do defeso no dia 1º, as instituições organizadoras (Ibama,Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Banco do Nordeste, Sebrae e outras) fazem a reunião final de preparação para os Encontros Regionais de Catadores, fechando a metodologia das discussões e a equipe de relatores/facilitadores. No mesmo dia será disponibilizado um fórum de debates online dentro do site criado para a Conferência Estadual do Meio Ambiente (http://www.confema-maranhao.elo.com.br). Os locais possíveis para o Estadual são os auditórios do Sindicato dos Bancários, da Fetaema, o Núcleo de Educação Ambiental do Parque do Bom Menino ou o próprio Multicenter.

Dentro da iniciativa do CNPT de valorizar a produção das comunidades extrativistas, uma das expositoras convidadas para o Encontro Estadual, representando o grupo de mulheres do Maracanã (Zona Rural da Ilha de São Luís) é a dona Conceição de Maria das Chagas Neves, que produz arranjos artísticos em raízes de variados tipos de árvores (murici, juçaral e outras) e se especializou em artesanato com crustáceos e moluscos. Carapaças de caranguejos e siris, conchas de sururu e sarnambi se transformam em matéria-prima para a composição de arranjos florais. Segundo ela, o que começou como uma terapia virou profissão, as raízes são tratadas por três dias com uma imersão em solução cupinicida, a artesã conta com a ajuda do marido para a serragem, pinta a base com verniz e monta flores com as cascas e conchinhas.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Paulo Roberto Mendes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.