Panorama
 
 
 
 

IBAMA DIVULGA OPERAÇÃO “TERRA DO MEIO” NO PARÁ

Panorama Ambiental
Belém (PA) – Brasil
Janeiro de 2006

(31/01/06)- Dados no Relatório final da Operação contra o desmatamento no sul do Pará produzido pelo Ibama, através da Gerências de Belém e Marabá, revelaram que as multas aplicadas no período de julho a setembro de 2005, atingiram mais de 144 milhões de reais. Foram lavrados mais de 110 Autos de Infração (AI) e embargados cerca de 100 mil hectares de áreas com ilícitos ambientais. O deputado federal do Tocantins Amarildo Martins da Silva, foi multado em mais de meio milhão de reais por desmatar 350 hectsares de floresta nativa na Amazônia Legal. No local da infração foram apreendidas armas e motosserras, pelos agentes do órgão. Marcílio Monteiro, gerente executivo do Ibama no Pará, disse que a operação no sul do Pará com ênfase na Terra do Meio resultou numa redução efetiva nos índices de desmatamento na região. Municípios como São Felix e Altamira tiveram redução em até 80% de desmatamento na cobertura vegetal.

O volume de 20 mil metros cúbicos de carvão vegetal apreendidos na operação demonstra que cerca de 80% do carvão vegetal que abastecem os pólos siderúrgicos do Pará e Maranhão (12 guseiras) foram oriundos de floresta nativa com produção, transporte e consumo irregular. Outro alvo prioritário da fiscalização foi o corte ilegal da castanheira (Bertholetia excelsa) na região. O abate da espécie está proibido desde 1994, mas os madeireiros no sul do Pará continuam abastecendo de castanheira as regiões nordeste, sudeste e até países, como o Chile e Paraguai. Além de servir para a construção civil a castanheira está virando carvão vegetal para as siderúrgicas.

O confisco de 110 caminhões - dois quilômetros em fila indiana - por transporte ilegal de madeira tora/serrada e carvão vegetal é considerada a maior apreensão de veículos na história de operações do órgão. Durante a ação foram aplicadas as três maiores multas lavradas na região da Terra do Meio, que somadas chegam a mais de 16 milhões de reais.

A primeira no valor de dez milhões duzentos e setenta e oito mil reais contra o pecuarista José Dias Pereira, por desmatar ilegalmente 6.852 hectares de floresta nativa. O infrator foi preso pela justiça no Pará. O desmatamento corresponde a mais seis mil campos de futebol e cerca de dois milhões de árvores abatidas.

A segunda no valor de quatro milhões duzentos e trinta e três mil reais contra o ex-deputado do Tocantins Onofre Marques de Melo por destruir a corte raso 2.882 mil hectares de floresta nativa na Amazônia Legal.

A terceira no valor de dois milhões noventa e oito mil novecentos e trinta e nove reais e cinqüenta centavos conta o madeireiro Ronaldo Malta Landares, por destruir 1.399,293 hectares a corte raso de floresta nativa na Amazônia Legal. Todas as multas foram lavradas no município de Altamira.

APREENSÕES - Na operação realizada pelo Ibama, Exército e a Polícia Militar nos rios Xingu, Iriri, Triunfo e Pontal e localidades de Caboclo, Central e Canopus na Terra do Meio, as apreensões totalizaram: 110 caminhões, 02 aviões agrícolas,75 mil metros cúbicos de madeira tora/serrada, 20 mil metros cúbicos de carvão vegetal, 15 tratores, 200 (aves) exemplares da fauna silvestre, 1000 litros de óleo diesel, 800 litros de gasolina, 08 armas de diversos calibres, 20 motosserras, 04 toneladas de sementes de capim. Os embargos foram: mais de 100 mil hectares de áreas com ilícitos ambientais, 20 serrarias e 70 fornos para produção de carvão vegetal.

ARCO - A operação Terra do Meio de combate a crimes ambientais realizada entre os municípios de Altamira e São Felix do Xingu - dois dos maiores municípios do mundo - na região conhecida como Terra do Meio, movimentou mais de cem homens entre agentes do Ibama, militares do Ministério do Exército e soldados da Policia Militar de Marabá com uso de helicópteros no combate a crimes ambientais como queimadas, desmatamentos e agressões a fauna silvestre na região. As regiões do sul e sudoeste do Pará estão na faixa dos cerca de três mil quilômetros de extensão no chamado Arco do Desflorestamento que vai do nordeste do Pará até o leste do Acre.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Edson Gillet)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.