Panorama
 
 
 
 

PARTE DO PROGRAMA DO PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS PRECISA ENTRAR NO PPA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006


Votação de plano de recursos hídricos não teve polêmica, diz representante do governo

30/01/2006 - O Plano Nacional de Recursos Hídricos, aprovado hoje (30) por unanimidade, não gerou polêmica entre os diversos órgãos que formam o Conselho Nacional de Recursos Hídricos. A informação é do diretor de Planejamento e Estruturação da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Marley Caetano de Mendonça.

"A grande maioria das emendas foi sobre a redação e questões que não estavam sendo tratadas no plano. Não teve algo polêmico", conta o diretor responsável pelo plano. Houve 68 emendas, segundo ele. A votação, prevista para durar dois dias, foi feita em apenas um.

O tratamento de água nas áreas de turismo foi uma das questões levantadas para serem incluídas no plano. Já a área energética fez uma ressalva em relação aos mapas de navegação, que não especificam os rios que não são navegáveis por serem áreas de produção e transmissão energética.

Além do governo federal, órgãos e conselhos estaduais de recursos hídricos, comitês e consórcios intermunicipais de bacias hidrográficas compõem o conselho nacional.

Parte do programa do Plano de Recursos Hídricos precisa entrar no PPA

Nem todos os 30 programas do Plano Nacional de Recursos Hídricos serão implementados agora. Vários precisarão ser incluídos primeiramente no Plano Plurianual de Investimento (PPA). "Alguns programas devem entrar no processo de revisão dos PPAs. Não é correto dizer que será totalmente implementado a partir de agora", afirma o diretor de Planejamento e Estruturação da secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Marley Caetano de Mendonça.

Além dos recursos financeiros, há programas que dependem de um "detalhamento maior, que será feito no decorrer do ano", adianta o diretor. O programa de água subterrânea é um dos que já devem começar a ser implementados. Para Mendonça, a importância da construção de um Plano Nacional está em "poder pensar como um todo, até hoje os planejamentos eram setoriais e isso gerava uma série de conflitos."

Em relação ao temor mundial de escassez da água, Marley Caetano ressalta que o Brasil está em uma "situação privilegiada", já que possui 12% de toda a água doce do planeta. Ele ressalta, no entanto, que grande parte está numa situação de qualidade muito ruim". De acordo com o diretor, não há um levantamento oficial sobre a porcentagem da água doce brasileira que está sendo utilizada para consumo e das reservas de água.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Alessandra Bastos

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.