Panorama
 
 
 
 

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SERÁ LANÇADO

Panorama Ambiental
Recife (PE) – Brasil
Janeiro de 2006

30/1/2006 - Será lançado hoje, a partir das 14h, no auditório do Hospital da Restauração, o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS). O Documento foi elaborado em conjunto pela Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) e Vigilância Sanitária Estadual (VSE), com o objetivo de facilitar o processo de licenciamento de empreendimentos da área de saúde, como hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, entre outros.

De acordo com a Resolução nº. 358, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o PGRSS é obrigatório no licenciamento ambiental. “É no Plano que a empresa especifica, por exemplo, o tipo de resíduos gerados, bem como o tratamento e a destinação final desses resíduos”, explica o Diretor de Controle Ambiental da CPRH, Geraldo Miranda. O Documento também é exigido pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O que a CPRH fez, junto com a Vigilância, foi facilitar a elaboração deste plano, criando manuais e formulários, onde os empreendimentos de saúde poderão usar como guia. Muitas vezes o empreendedor não sabia que tipo de informação deveria constar no PGRSS e encontrava dificuldade, principalmente pelo desconhecimento da legislação que trata do assunto. Isto acabava atrapalhando o processo de licenciamento”, completa.

Foram seis meses de trabalho, em conjunto, para a elaboração dos manuais e formulários. “Como a Vigilância é responsável pela vistoria do resíduo no ambiente interno do hospital e a CPRH fiscaliza a destinação final, bem como o transporte desse resíduo, entendemos que era necessária uma parceria para a elaboração do Plano”, afirmou Jaime Brito, Diretor da Vigilância Sanitária.

No lançamento de hoje, devem estar presentes representantes de, aproximadamente, 150 serviços de saúde da Região Metropolitana do Recife. Além de lançar o PGRSS, a CPRH e a Vigilância Sanitária vão orientar sobre o preenchimento correto dos formulários. Nesta terça-feira (31), o lançamento será repetido para mais 150 empreendimentos, também da RMR. A CPRH e Vigilância Sanitária ainda pretendem lançar o PGRSS no interior do Estado, mas ainda não há data prevista. Os formulários e manuais do PGRSS já estão disponíveis para download, aqui no site da da CPRH.

 
 

Fonte: CPRH – Agência Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Pernambuco (www.cprh.pe.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.