Panorama
 
 
 
 

SÃO FRANCISCO NÃO TEM TRATAMENTO DETALHADO NO PLANO APROVADO, DIZ REPRESENTANTE DE MINISTÉRIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

30/01/2006 - A integração do Rio São Francisco não recebeu destaque no Plano Nacional de Recursos Hídricos, aprovado hoje (30) por unanimidade pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos, afirma o diretor de Planejamento e Estruturação da secretaria de Recursos Hídricos do ministério do Meio Ambiente, Marley Caetano de Mendonça. "O plano não trata [o assunto] diretamente, apenas de forma superficial", disse Mendonça em entrevista à Agência Brasil.

O plano é composto por 30 programas que cuidarão de questões específicas da água até 2020. Temas como a água subterrânea, a despoluição dos recursos hídricos e as áreas especiais – como Amazônia, Pantanal e o semi-árido –, vão receber programas específicos.

A integração do São Francisco é um item dentro do programa para o semi-árido. "O plano considera um conjunto de ações, entre elas está a integração", explica o diretor. O tratamento direto do projeto de integração será feito pelo Plano da Bacia do rio São Francisco. Cada bacia hidrográfica terá o seu plano.

Assim, a questão da água no Brasil será tratada em três níveis: no plano Nacional, nos planos estaduais e nos planos de bacia. "Cada um tem a sua margem de tratamento", diz Mendonça. "O plano nacional tem um caráter mais geral, assim como os estaduais. Os planos de bacia vão tratar de questões operacionais, como as prioridades para a distribuição da água, as obras de melhoria da água. Podemos dizer que os três são complementares."

Outra questão a ser tratada pelos planos de bacia é o abastecimento de água. "Uma característica muito forte e ruim no Brasil é que as águas próximas dos grandes centros populacionais estão em uma situação muito ruim, de degradação muito forte", diz o diretor. Assim, destaca, há dois problemas que precisam ser trabalhados nas metrópoles: a qualidade e a quantidade.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Alessandra Bastos

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.