Panorama
 
 
 
 

SEMINÁRIO INTERNO DA BACIA DO SÃO FRANCISCO ACONTECE EM FORTALEZA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2006

O coordenador geral de Fiscalização do Ibama, Arty Fleck, afirmou ontem (31/01), em Fortaleza, que o programa do Governo Federal, de revitalização do Rio São Francisco, exige do Ibama que o órgão integre suas ações de fiscalização nos seis estados de abrangência da Bacia (Bahia, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e mais o Distrito Federal). “Será quase impossível conseguir vencer os crimes ambientais nesta região, se cada estado atuar só”, afirmou Fleck, durante a abertura do Seminário Interno da Bacia do São Francisco, que começou hoje e termina amanhã, na gerência executiva do Ibama na capital cearense. “A soma de esforços humanos, logísticos e operacionais será decisiva, como tem sido, por exemplo, a atuação conjunta dos estados do Paraná e de Santa Catarina no combate ao desmatamento da floresta de Araucária, sob ameaça de extinção”, disse o coordenador.

O Seminário é o primeiro de uma série de eventos semelhantes. A idéia é debater aos limites o tema e, no final, num evento nacional, definir um modelo de atuação que agregue esforços não apenas do Ibama, mas de parceiros das administrações públicas federal, estadual e municipal, em benefício da bacia. Hoje, o Ibama já conta com a colaboração das Forças Armadas, das Polícias Militares Estaduais, da Polícia Rodoviária Federal, dos Órgãos Estaduais do Meio Ambiente (Oemas). Mas deseja ampliar a lista de apoios e de recursos. Mesmo porque o Rio São Francisco, cuja nascente fica na Serra da Canastra, em Minas Gerais, tem 2.700 km de extensão e ocupa uma área de 640 mil quilômetros quadrados ou 64 milhões de hectares. “Por seu tamanho e topografia, região do São Francisco é assolada por todos os tipos de crime, do desmatamento, à pesca irregular no período de defeso. Daí a necessidade de uma fiscalização integrada”, insistiu Fleck.

Prioridade - O coordenador do Plano de Revitalização do Rio São Francisco, Maurício Laxe, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), afirmou em sua palestra, ainda na abertura do evento, que a fiscalização é uma das instâncias essenciais do Plano e que a partir de agora a Bacia do São Francisco é, juntamente com a Amazônia, prioridade máxima do MMA, no enfrentamento dos crimes ambientais em 2006.

Na seqüência, os cerca de 100 participantes do evento assistiram a palestras que mostraram o cenário da atuação do Ibama na região do São Francisco. Virgínia Muzell, do MMA, falou sobre a situação da comissão tripartite nos estados que compõem a Bacia; ainda do MMA, Adalcira Bezerra falou sobre projetos de educação ambiental; Gisela Forattini, da Agência Nacional de Águas (ANA), falou sobre ações da superintendência de fiscalização; Hiram Pereira, da Diretoria de Fauna e Recursos Pesqueiros (Difap/Ibama), falou sobre estatística de desembarque pesqueiro; também da Difap, Wagner Ficher, abordou conservação e manejo de fauna. Jaime França, da Diretoria de Florestas, (Diref/Ibama), tratou da recuperação de florestas. Juliana Simões, da Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro/Ibama) mostrou o Programa Agentes Ambientais Voluntários. Já Vivian Gladys, da Dipro, apresentou o curso Fiscal-educador-instrutor do Programa de Formação de Fiscais Ambientais (Proffa). Por fim, Sandra Tavares, da Dipro, registrou a situação atual da fiscalização. No final do dia, os organizadores do evento deram início à oficina que resultará no planejamento das ações integradas.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.