Panorama
 
 
 
 

DOCUMENTO FINAL DE ASSEMBLÉIA GUARANI CRITICA ATUAÇÃO DO JUDICIÁRIO NAS QUESTÕES INDÍGENAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2006

07/02/2006 - O documento divulgado durante a Assembléia Continental Guarani afirmou que a justiça falha em defender os interesses dos índios. "O sistema Judiciário brasileiro tem agido, em muitos casos, como instrumento dos invasores, tanto no âmbito estadual como federal", diz o texto.

O exemplo citado pelos indígenas foi o despejo na Terra Indígena Nhanderu Marangatu, no estado de Mato Grosso do Sul, território demarcado e homologado. "No entanto, a comunidade indígena que lá vivia foi violentamente expulsa no dia 15 de dezembro de 2005 pela Polícia Federal, devido à ordem vinda do Supremo Tribunal Federal, que acatou ação judicial dos fazendeiros invasores", afirmam.

O coordenador do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) regional sul, Roberto Liebgot, destacou que é preciso reformular as políticas públicas voltadas para os índios. "A política indigenista do Brasil ainda está baseada numa concepção integracionista do índio. Há necessidade que o estado brasileiro olhe o índio como cidadão, mas respeitando as diferenças étnicas e culturais. As políticas têm que atender a essas demandas", disse.

Além disso, Liebgot afirmou quer muitas terras indígenas estão sendo ocupadas por não-índios. "Áreas dos guaranis estão ocupadas por colônias agrícolas e também não estão sendo demarcadas pelas autoridades tanto do Brasil como de outros países", disse.

Ao final do documento, os índios afirmam que nos dias em que estiveram reunidos, puderam refletir e aprender para continuar lutando por seus direitos, principalmente pelo "sagrado direito à terra".

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Roberta Lopes

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.