Panorama
 
 
 
 

EM ASSEMBLÉIA GUARANI, ORGANIZAM MOBILIZAÇÃO PARA REIVINDICAR EDUCAÇÃO E TRABALHO AO GOVERNO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2006

06/02/2006 – Cerca de 700 jovens reunidos na Assembléia Continental do Povo Guarani, no município de São Gabriel (RS), discutem um calendário de mobilizações para cobrar do governo federal mais atenção nas áreas de educação e trabalho. Segundo a representante do Movimento dos Trabalhadores Desempregados Cláudia Teixeira Camatti, 17 anos, as atividades devem ter início em maio.

"A idéia é que a gente continue se reunindo nas nossas cidades, nas nossas regiões, durante fevereiro e março, preparando uma jornada de lutas estadual, ou quem sabe nacional, que deve começar em maio ou no meio do ano".

Para ela, a dificuldade de acesso ao ensino gratuito e de qualidade e a falta de oportunidades de trabalho são os dois principais problemas enfrentados atualmente por grande parte dos jovens brasileiros.

"A gente está conclamando toda juventude brasileira a se organizar, vir para a rua com os movimentos sociais e lutar por melhores condições de vida. A gente sabe que o Brasil é muito rico e que a juventude tem condições de ter uma vida muito melhor", disse Cláudia, integrante da Consulta Popular, organização que reúne militantes de vários movimentos sociais.

A Assembléia Continental do Povo Guarani começou na sexta-feira (3) e termina amanhã (7). O evento foi organizado para lembrar os 250 anos da morte do líder indígena Sepé Tiaraju e o massacre de 1,5 mil guaranis que lutaram contra a dominação espanhola e portuguesa na região.

Na avaliação de Cláudia Teixeira, ao longo dos anos, um processo de exclusão colocou índios, negros e brancos em situação semelhante. "O povo que está nas periferias, que está no campo e não tem acesso a condições de produzir, os indígenas que não têm a sua terra para morar, todos constituem uma classe que, apesar das diferenças culturais, têm em comum a questão da exclusão. É isso que nos une e aí é que está a semelhança entre a nossa luta", destaca.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Juliana Andrade

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.