Panorama
 
 
 
 

MEMBROS DE REDE INTERAMERICANA VISITAM MAMIRAUÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2006

08/02/2006 - O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), sediou no dia 23 do mês passado a 3ª Reunião do Comitê Executivo da Rede InterAmericana de Academias de Ciências (Ianas). Na oportunidade, os membros do Comitê avaliaram os programas em andamento e discutiram ações futuras a serem desenvolvidas pela Rede.

A idéia de realizar a reunião em Mamirauá foi a de apresentar aos membros do Comitê Executivo - constituído pelas academias do Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, México, Venezuela e pela União Científica do Caribe - uma experiência de sucesso da ciência brasileira na articulação da pesquisa científica com um projeto de inclusão social, nos marcos do desenvolvimento sustentável. Mamirauá está incrustada no Médio Solimões, a uma hora de vôo e duas horas de lancha de Manaus (AM).

A programação buscou apresentar aos visitantes estrangeiros a essência da proposta do Instituto Mamirauá. Para tal, foram feitas visitas à sede da instituição em Tefé, aos flutuantes de pesquisa na reserva, ao espaço da reserva em si e a uma comunidade ribeirinha integrada ao projeto.

Adicionalmente, palestras foram proferidas por pesquisadores do instituto - Ana Rita Pereira Alves, Helder Queiroz e Maurício Camargo Zorro -, que buscaram apresentar o que é e o que faz o Instituto Mamirauá. A coordenadora do programa de ecoturismo do instituto, Nelissa Peralta, também acompanhou toda a visita.

Pelo MCT acompanhou o evento o professor Avílio Franco, subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério. Afora os representantes das academias estrangeiras, também estiveram presentes os pesquisadores Hernan Chaimovich, diretor da ABC e co-presidente da Rede Ianas, e José Galizia Tundisi, que coordena o programa de águas da rede, além de Marcos Cortesão, da Assessoria de Relações Internacionais da ABC e secretário-executivo da Rede Ianas.

Tão logo o relatório da reunião seja concluído, o Boletim do Acadêmico voltará ao assunto, disponibilizando-o aos leitores.

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Joice Santos)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.