Panorama
 
 
 
 

PEDRO BRITO DIZ QUE DECISÃO DA OAB SOBRE SÃO FRANCISCO É EQUIVOCO DE QUEM DESCONHECE O PROJETO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2006

07/02/2006 - O secretário executivo e chefe do gabinete do ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, considerou "equivocada e sem nexo com a realidade" a decisão do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, que, na última segunda-feira (06/02), se posicionou contrariamente à execução do Projeto São Francisco, alegando que seus canais cortariam terras indígenas, ferindo a Constituição.

"É mais um equívoco que cometem os que desconhecem o Projeto São Francisco, pois, ao contrário do que argumenta a OAB, nenhum dos dois canais do empreendimento atravessará terras indígenas. É lamentável que a opinião emitida pela OAB, além de equivocada, não guarde nexo com a realidade", disse Pedro Brito, que lembrou: "O São Francisco é um rio federal".

O projeto prevê a integração da bacia do rio São Francisco às bacias dos rios intermitentes do Nordeste Setentrional, com o que será possível oferecer segurança hídrica às populações das pequenas, médias e grandes cidades daquela região, que, em 2025, serão 12 milhões de habitantes.

Segundo Pedro Brito, também ao contrário do que afirma o Conselho Federal da OAB, o Projeto São Francisco "é financeiramente viável, socialmente justo e ambientalmente sustentável, tendo ainda o mérito de levar água a quem tem sede, como estabelece a Constituição Federal".

Pedro Brito, que é também o coordenador-geral do Projeto São Francisco, apontou outro equívoco da Ordem dos Advogados do Brasil: "De novo, ao contrário do que argumenta a OAB, não é o Comitê da Bacia do São Francisco que aprova projetos hídricos, mas a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos, que aprovou o projeto de integração de bacias por larga maioria de votos".

A decisão do Conselho Federal da OAB também foi condenada pelo jornal "Hoje em Dia", de Belo Horizonte, que no editorial de sua edição desta terça-feira (07/02) diz: "A OAB, por meio de seus conselheiros, parece que quer extrapolar suas funções dentro da República. Em vez de ser representante de uma categoria profissional, como a dos engenheiros, a dos arquitetos ou a dos médicos, age, agora, como um partido político. E dos poderosos, que tomam decisões pelo Judiciário, pelo Executivo e pelo Legislativo".

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.