Panorama
 
 
 
 

PETROBRAS PREMIA MUSEU GOELDI POR ESTUDO DE IMPACTOS DO ÓLEO NAS BAÍAS DO GUAJARÁ E MARAJÓ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2006

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT) foi agraciado com o prêmio Cenpes de Excelência em Resultados 2004. A premiação, conferida no final de 2005 pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), é um reconhecimento à atuação da equipe da Coordenação de Ciências da Terra (CCTE) e do Programa de Estudos Costeiros (PEC) da instituição amazônica, na execução de estudos que consolidaram uma metodologia e o mapeamento digital da sensibilidade ambiental das áreas costeiras das baías de Guajará e do Marajó a possíveis impactos causados por derramamentos de óleo na região.

Premiado na categoria Responsabilidade Social, o trabalho do PEC foi realizado com apoio do edital de apoio à pesquisa promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia – CTPetro, 2003-2004 -, com recursos do Fundo Setorial do Petróleo e Gás Natural.

O prêmio foi recebido em dezembro passado, no Rio de Janeiro, pela coordenadora do projeto no Cenpes, Solange Irene de Araújo, associada à equipe executora. O texto do comunicado da premiação da Petrobras destaca a colaboração da pesquisadora Maria Thereza Prost, da Coordenação de Ciências da Terra do Museu Goeldi.

A equipe do projeto premiado também contou com os pesquisadores Amilcar Carvalho Mendes (CCTE/MPEG) e Clea Araújo da Silva (CCTE/MPEG), e os colaboradores Catherine Prost e Felipe Diniz, além de Rosália Cutrim, do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Norte (Cepnor– Ibama) e de Pedro Walfir, geólogo da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenador do Laboratório de Análises de Imagens do Trópico Úmido (LAIT) e da rede de pesquisa PIATAM mar - Potenciais Impactos Ambientais do Transporte de Petróleo e Derivados na Zona Costeira Amazônica.

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Joice Santos)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.