Panorama
 
 
 
 

REPRESENTANTE BRASILEIRO DIZ QUE CONFERÊNCIA SOBRE MEIO AMBIENTE EM DUBAI TERMINA EM IMPASSE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2006

06/02/2006 - O Brasil participou hoje (6), em Dubai, Emirados Árabes, do último dia da Reunião Extraordinária do Conselho de Administração do Programa das Nações Unidas para Meio Ambiente, que discute a elaboração de regras para manejo de produtos químicos. Entre os vários temas abordados estão a padronização mundial da rotulagem, a avaliação de risco de agentes químicos (causadores de doenças como o câncer), o intercâmbio de informações entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, além da elaboração de planos nacionais para depósitos seguros de produtos químicos.

O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone, representou o Brasil e informou, em entrevista por telefone, que a conferência está sendo encerrada com um grande impasse: "Todas as propostas negociadas não tiveram o mínimo de consenso por parte dos países ricos. Eles se recusaram a fazer qualquer acordo de investimento de recursos para os países pobres desenvolverem capacidade tecnológica de gestão desses produtos".

Ele explicou que "se não tivermos um documento de consenso agora, o processo se encerra, e nós vamos ter de recomeçar a discussão praticamente do zero". E acrescentou: "Levaríamos mais alguns anos para chegar no ponto em que se esperava chegar com essa conferência: mudanças na administração dos produtos químicos".

Langone ressaltou ainda a importância da formulação estratégica de um regulamento internacional de produtos químicos para populações de países pobres. Isso porque, "sem lugar seguro para deixar os produtos, colocam a população em situações de extremo risco". Na opinião dele, "um regulamento internacional que disciplinasse a venda de produtos proibidos reduziria consideravelmente as doenças causadas pela intoxicação".

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Milena Assis

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.