Panorama
 
 
 
 

TAMANDUÁ-BANDEIRA ATROPELADO PASSA POR CIRURGIA NO HOSPITAL DA UNICASTELO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2006

07/02/2006 - Como ocorre em todo o Estado, os integrantes da Polícia Militar Ambiental que atuam na região de São José do Rio Preto recolhem, freqüentemente, animais silvestres com problemas graves de saúde devido principalmente a maus-tratos no cativeiro ou a lesões causadas por atropelamentos nas estradas.
Entre os muitos casos registrados, o capitão Dutra Jr. relata o caso de um tamanduá-bandeira que foi encontrado agonizando em uma estrada. Os policiais ambientais recolheram o animal e o conduziram ao Hospital Veterinário da Universidade Camilo Castelo Branco – Unicastelo, no Município de Fernandópolis.
Polícia Ambiental de SP
Polícia Ambiental de SP
A equipe de médicos que atendeu o caso, constataram que o tamanduá havia sofrido fraturas no fêmur e na bacia, tendo sido necessária uma cirurgia que se realizou no dia 1º de fevereiro passado. Por se tratar de um animal endêmico, característico da fauna brasileira, não havia na literatura da medicina veterinária, em todo o mundo, informações sobre o procedimento cirúrgico, especialmente no que se refere à anestesia.

Por esse motivo, o diretor-administrativo do hospital, fez questão de convidar o capitão Dutra Jr. para assistir à cirurgia, lembrando que o trabalho seria objeto de um artigo científico inédito, relatando o procedimento que envolveu cinco professores da Unicastelo. O oficial da Polícia Ambiental, que teve de vestir o avental e a máscara da equipe, assistiu e registrou a cirurgia, que foi concluída com êxito. O animal passa bem encontrando-se à espera de melhora para soltura ou encaminhamento a um local apropriado.
Polícia Ambiental de SP
Conhecido também como papa-formigas, o tamanduá-bandeira é um mamífero típico da fauna brasileira, alimentando-se de formigas e cupins. O tenente Róbis, do setor de Comunicação do Comando da Polícia Militar Ambiental, afirma que, na região de Fernandópolis, muitos animais têm sido atropelados, na travessia de estradas, e lembra da importância de iniciativas como o planejamento ou conservação de corredores ecológicos para evitar o deslocamento da fauna fora dos seus “habitats”.
Polícia Ambiental de SP
Além do tamanduá-bandeira atropelado e agora em recuperação, outros animais, como um filhte de tamanduá que estava perdido na beira de uma estrada e uma arara, foram encontrados e salvos por policiais ambientais na região de São José do Rio Preto.
 
Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Polícia Ambiental de SP
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.