Panorama
 
 
 
 

ACORDO RESTRINGE INDENIZAÇÃO AOS PROPRIETÁRIOS NA ÁREA DE MATA ATLÂNTICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2006

17/02/2006 - O projeto de lei que regulamenta a proteção da mata atlântica, já aprovado no Senado e aguardando votação na Câmara, facilitará a regularização fundiária no país. A opinião é da coordenadora geral da Rede de Organizações Não-Governamentais da Mata Atlântica, Míriam Prochnow, que acrescenta: "É a oportunidade de dar um salto de qualidade nas negociações entre o poder público e proprietários de terras".

Parte da propriedade, explicou, deverá ser doada ao poder público, o que dispensaria o proprietário de criar uma reserva legal em outra área.

O artigo 46 do projeto, que tratava das indenizações aos proprietários, foi um dos pontos mais polêmicos durante as negociações conduzidas no Senado pelo relator Cesar Borges (PFL-BA). Da forma como havia sido aprovado na Câmara, o projeto estabelecia o direito àqueles que considerassem ameaçado o "potencial econômico" de suas terras, por conta da nova legislação.

Segundo o senador, poderia ser criada "uma indústria de indenização para os proprietários rurais". O governo queria que este artigo fosse suprimido, mas o acordo com as lideranças criou restrições para as indenizações, entre elas o impedimento de tranferência desse direito.

Miriam Prochnow considerou justa a indenização, no caso de a criação de uma reserva legal prejudicar concretamente a atividade econômica de um proprietário rural. No entanto, destacou que o mais importante é que "ninguém vai perder investimento mantendo a floresta em pé", porque a legislação possibilita compatibilizar a preservação da mata com a exploração econômica.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Marcos Chagas

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.